metropoles.com

Entorno do DF aparece no nível menos grave da pandemia pela 1ª vez

Região está em nível de alerta, que é o mais baixo das três classificações adotadas pelo órgão da Saúde. Taxa de contágio reduziu

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
mapa da pandemia em goiás mostra entorno no nível menos grave pela primeira vez
1 de 1 mapa da pandemia em goiás mostra entorno no nível menos grave pela primeira vez - Foto: Reprodução

Goiânia – A região do Entorno do Distrito Federal reduziu a classificação de gravidade da pandemia da Covid-19, conforme a atualização semanal do mapa da pandemia, feita pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO). Pela primeira vez, os municípios aparecem no nível de alerta, considerado o menos grave.

A região, que chegou a ter a maior taxa de contágio da Covid, no estado, vinha oscilando, até então, entre os níveis superiores de gravidade (calamidade e crítico). Desta vez, a parte correspondente às cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás aparece no mapa com a cor amarela.

O mapa foi criado pela SESGO para fundamentar ações e medidas restritivas nas 18 macrorregiões de saúde, em Goiás. Ele começou a ser feito em fevereiro deste ano, semanas antes do pico da pandemia vivenciado pelo estado, entre os meses de março e abril.

A classificação é atualizada semanalmente e baseada em seis critérios: casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mortalidade por Covid-19, velocidade de contágio, solicitações de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) ao Complexo Regulador, taxa de ocupação de leitos estaduais e taxa de ocupação de leitos privados.

A velocidade de contágio apresentou redução na região do Entorno, nas últimas três semanas. O último cálculo, no dia 30/6, chegou a uma taxa de 1,18, ou seja, cada grupo de 100 pessoas com Covid-19 é capaz de contaminar outras 118 pessoas. Uma semana antes, no dia 23/6, a taxa era de 1,43 e, no dia 16/6, era de 1,58.

0
No estado

De modo geral, Goiás manteve a quantidade de regiões em nível de calamidade registrada uma semana antes. Nove regionais seguem na classificação mais grave da pandemia. São elas: São Patrício I, São Patrício II, Oeste I, Oeste II, Centro Sul, Sudoeste I, Sul, Estrada de Ferro e Entorno Norte.

Sete regiões estão em nível crítico, considerada a classificação intermediária e, além do Entorno do DF, a região de Serra da Mesa também aparece no nível de alerta, com a cor amarela.

Goiás chegou a ter 384 pessoas com Covid-19 na fila por um leito de UTI, em março deste ano. A atualização divulgada nesse sábado (3/7) pela SESGO apontou uma fila composta por 25 pacientes. Dois desses eram do Entorno, mais precisamente de Águas Lindas de Goiás.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?