metropoles.com

PE: governadora visita vítimas de ataques de tubarão e anuncia medidas

Governadora Raquel Lyra esteve no hospital onde jovens atacados por tubarão estão internados. Dois casos foram registrados em menos de 48h

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem mostra momento que adolescente atacado por tubarão é socorrido - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra momento que adolescente atacado por tubarão é socorrido - Metrópoles - Foto: Reprodução

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), fez uma visita na noite dessa segunda-feira (6/3) aos dois adolescentes vítimas de ataques de tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Os jovens estão internados no Hospital da Restauração (HR), na zona central do Recife.

Os casos ocorreram em um intervalo de menos de 48 horas. No domingo (5/3), um garoto de 14 anos foi mordido por um tubarão, por volta das 11h20, e teve a perna amputada. No dia seguinte, a adolescente Kaylane Timóteo Freitas, 15, também foi vítima de um incidente com o animal e teve parte do braço arrancada.

“Venho prestar minha solidariedade e meu apoio aos adolescentes, que estão em acompanhamento das suas famílias, e nós vamos trabalhar para que eles tenham o estabelecimento da normalidade das suas vidas”, afirmou a governadora.

Comitê de monitoramento

No hospital, Raquel Lyra afirmou que o governo do estado irá restabelecer, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o estudo sobre incidentes com tubarões nas praias do estado, interrompido desde 2015.

Em paralelo, a gestora também anunciou a mudança do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, com o objetivo de garantir uma atuação estadual mais ampla.

“A gente vai deixar de ter uma atuação quando o incidente acontece, para atuar mais preventivamente, entendendo o comportamento do tubarão em Pernambuco”, frisou.

Nesta terça-feira (7/3), a chefe do Executivo estadual tem uma reunião prefeitos da Região Metropolitana do Recife para debater estratégias para impedir novos ataques.

Segundo informações do Cemit, o primeiro caso de mordida de tubarão em Pernambuco foi registrado em 1992. Desde então, houve 77 ocorrências envolvendo o animal no estado, das quais 67 foram no continente e outras 10 na ilha de Fernando de Noronha.

Estado de saúde

Em nota, o Hospital da Restauração (HR) atualizou as informações sobre o estado de saúde dos dois adolescentes. A jovem de 15 anos, que deu entrada na unidade de saúde no domingo (6/3), está se recuperando na enfermaria, assim como o rapaz de 14 anos, que chegou ao hospital na segunda-feira (6/3). Os dois pacientes estão acompanhados por parentes e são assistidos por equipe multiprofissional.

Compartilhar notícia