metropoles.com

Passagem de blocos deixa quase 8 toneladas de lixo nas ruas do RJ

Desfile do Rola Preguiçosa Tarda Mas Não Falha foi o que mais acumulou lixo, deixando para trás quase 3 toneladas de resíduos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação / Comlurb
lixo zero rio divulgacao comlurb
1 de 1 lixo zero rio divulgacao comlurb - Foto: Divulgação / Comlurb

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro coletou 7,91 toneladas de lixo durante essa sexta (1º/3). Foram 18 blocos de rua desfilando pela capital fluminense.

Segundo informações do órgão, a agremiação que mais acumulou lixo no desfile foi o Rola Preguiçosa Tarda Mas Não Falha, em Ipanema, com 2,92 toneladas. Desde o último dia 16 até hoje, foram retiradas 130,3 toneladas de resíduos das ruas do Rio de Janeiro após a passagem dos blocos.

No Sambódromo, onde aconteceu nessa sexta (1º/3) o desfile de sete das escolas do Grupo de Acesso, foram coletados 24,87 toneladas de resíduos.

A quantidade de materiais potencialmente recicláveis foi de 2,06 toneladas, que serão encaminhadas para as cooperativas de catadores credenciadas junto à Comlurb.

Esquema Especial
A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza na cidade para os dias de folia. Até o próximo dia 10, a Operação Carnaval contará com 7.686 garis distribuídos entre blocos de rua, bailes populares, sambódromo, com apoio de cerca de 400 veículos.

Para que os serviços de limpeza e remoção de resíduos sejam rápidos e eficientes, garantindo a evolução das escolas de samba, os garis trabalharão em três turnos.

Lixo Zero
Cerca de 360 fiscais, 40 supervisores e 240 guardas municipais estarão nas ruas durante os dias de folia como parte do Programa Lixo Zero.

O valor da multa para quem urinar em vias públicas é de R$ 563,30, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana. Para descarte irregular de pequenos resíduos, como jogar no chão papel de bala ou palito, embalagens de sorvete, garrafas PETs, latinhas de alumínio, o valor da multa é de R$ 205,60.

Carnaval de 2018
Durante todo o Carnaval do ano passado, foram coletadas pela Comlurb 1.076 toneladas de resíduos nos blocos, bailes e festas de rua, sambódromo e entornos.

Só no sambódromo, durante os desfiles, na limpeza diurna e no entorno, foram recolhidas cerca de 305,5 toneladas, mais 14,3 toneladas em materiais recicláveis, que foram entregues às cooperativas parceiras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?