metropoles.com

Parques de São Paulo voltam a funcionar aos finais de semana e feriados

A partir deste sábado, espaços na capital paulista retomam horário normal com até 60% da capacidade de público

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Nozella/Flickr
parque ibirapuera
1 de 1 parque ibirapuera - Foto: Marcos Nozella/Flickr

São Paulo – Os parques municipais e estaduais da capital paulista voltam a funcionar a partir deste sábado (31/10) aos finais de semana e feriados. Até então, a visitação estava liberada apenas de segunda a sexta-feira. Para evitar aglomeração devido à pandemia, a prefeitura determinou em abril o fechamento total dos parques de São Paulo. A reabertura gradual começou três meses depois.

Na última segunda-feira (26/10), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), determinou que os parques municipais poderiam voltar ao horário normal de funcionamento, incluindo finais de semana e feriados. Em seguida, o governo paulista também anunciou a reabertura das espaços estaduais.

A cidade tem, ao todo, 108 parques municipais. Os horários de funcionamento podem ser consultados no site da prefeitura.

Já os espaços estaduais que reabrem no município a partir deste final de semana são: Villa Lobos, Água Branca, Horto Florestal, Núcleo Engenheiro Goulart, Núcleo Jacuí Piracicaba, Jardim Helena, Parque da Juventude, Guarapiranga e Belém (confira o horário de funcionamento abaixo).

“Estamos num momento de baixa de casos novos, o que permite maior flexibilização, mas a epidemia ainda não acabou”, afirma Renato Grinbaum, da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Tripé da proteção

Por serem locais abertos e ventilados, diz o infectologista, os parques somente trarão perigo maior de infecção se estiverem superlotados, se as pessoas ficarem mais próximas ou se elas não tomarem os cuidados necessários. “Risco zero nunca conseguiremos garantir. Os cuidados são o tripé da proteção: manter distanciamento, usar máscaras e higienizar as mãos”, diz Grinbaum.

O acesso aos parques da capital será controlado, respeitando o limite de 60% da capacidade, segundo o decreto publicado pela prefeitura. Além do uso obrigatório da máscara, os frequentadores devem manter um distanciamento mínimo de 1,5 metro dos outros visitantes. Haverá álcool em gel 70% para higienização das mãos em áreas próximas às entradas e saídas e em locais com maior circulação.

Segundo a prefeitura, continuam fechados os parquinhos infantis, vetado o uso dos equipamentos de ginástica, além de atividades coletivas esportivas, como partidas de futebol e aulas de ginástica. Os bebedouros permanecerão interditados.

 

0

 

Horário de funcionamento dos parques estaduais:

Parque Villa-Lobos: 5h30 às 19h

Parque da Água Branca: 6h às 20h

Horto Florestal: 5h30 às 18h

PET – Núcleo Engenheiro Goulart: 8h às 17h

PET – Núcleos Jacuí, Biacica e Jardim Helena: 8h às 17h

Parque da Juventude: 6h às 19h Parque Guarapiranga: 8h às 17h

Parque do Belém: 6h as 18h

Parque Jequitibá: 8h às 17h

Chácara da Baronesa: 8h às 17h

Parque Ecológico da Várzea do Embu-Guaçu: 8h às 17h

Parque Gabriel Chucre: 6h às 18h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?