“Para julgar Bolsonaro, nós precisamos tirar Lira da inércia”, diz Ciro

Pré-candidato à Presidência pelo PDT foi ao Rio participar de ato pró-impeachment do presidente Jair Bolsonaro

atualizado 02/10/2021 18:24

Bruno Menezes/Metropoles

O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou neste sábado (2/10) que é preciso “tirar Arthur Lira [PP-AL] da inércia” para que o processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avance na Câmara.

“Precisamos tirar Arthur Lira da inércia. Isso só vai acontecer com luta, com nosso povo organizado, deixando nossas diferenças para depois”, afirmou durante protesto pelo impeachment de Bolsonaro realizado no Rio de Janeiro nesta tarde.

“Impeachment não é remédio para governo ruim, para governo desastrado”, declarou o pedetista. “Impeachment é uma punição, prevista pelo estado de direito democrático, para o cometimento doloso, ou seja, de caso pensado, de crime de responsabilidade. O cometimento criminoso é jurídico, mas o julgamento é político. E, para julgar Bolsonaro, nós precisamos tirar o Lira da inércia.”

0

Por ser presidente da Câmara, Arthur Lira é quem decide se inicia a tramitação de algum pedido de impeachment contra o presidente. O político já declarou diversas vezes que não vê motivos para dar início ao processo. “Não há mais espaço para radicalismos e excessos e que a Câmara está aberta a conversas e negociações para diminuir o atrito entre os Poderes”, declarou Lira em setembro.

Veja trecho da saída de Ciro do protesto:

Ciro é hostilizado no Rio

O pré-candidato à Presidência pelo PDT foi hostilizado por alguns manifestantes quando deixou o ato na capital fluminense. Petistas gritaram “volta pra Paris”, em alusão ao 2º turno das eleições de 2018, quando Ciro viajou ao país europeu após ficar em 3º lugar no 1° turno.

Veja o momento:

Algumas alas do PT pressionavam Ciro a declarar apoio ao candidato da legenda na disputa presidencial, Fernando Haddad.

O político também foi alvo de manifestantes durante seu discurso contra Bolsonaro:

Últimas notícias