metropoles.com

Para 60% dos brasileiros, lockdown é a melhor solução contra a Covid-19

Dados do Datafolha mostram que a medida é a mais defendida pelas mulheres de classe alta e estudantes. Empresários seguem contrários

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
pessoas com máscara
1 de 1 pessoas com máscara - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Para 60% dos brasileiros, lockdown é a melhor solução para evitar o alastramento do novo coronavírus pelo país, contra 36% que são contrários à medida. Os dados são do Datafolha, divulgados nessa terça-feira (26/05). A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e escutou 2.069 adultos por telefone.

Entre os entrevistados, 2% não souberam responder sobre o lockdown e 1% se mostrou indiferente. A medida é menos aceita na classe alta, que ganha mais de 10 salários mínimos: 50% dos considerados “ricos” foram contra, empatando com 47% a favor.

O Nordeste é a região que melhor aceitou a reclusão total, com 69% da população favorável. O local é cerne de desencontros políticos com Jair Bolsonaro (sem partido), que pede pela reabertura total do comércio. Ao contrário, o Sul foi a região que menos endossou a ideia, com 54% de apoio.

Desrespeito à quarentena

A pesquisa também mostrou que, apesar de defender o confinamento, os brasileiros estão respeitando a quarentena cada vez menos. Dos entrevistados, 35% dizem se cuidar, mas seguem saindo de casa. Os que alegam sair só em emergências ainda são o maior grupo, representando 50% da população. A porcentagem dos totalmente isolados caiu de 16% para 13%, em relação ao mês de abril. Entre os confinados, a maioria (21%) é idoso.

Foi constatado que as mulheres saem menos que os homens, em que 25% estão na categoria “me cuido, mas saio”, ante 46% dos homens; 68% das mulheres são favoráveis à medida, contra 52% do sexo masculino. Apesar disso, para 65% dos entrevistados, é mais importante que as pessoas fiquem em casa do que reabrir o comércio.

Os estudantes são os que mais apoiam o lockdown, com 83% de aprovação, contra 55% de rejeição por parte dos empresários, em que somente 38% acataram a ideia. Para 40% da população, o país só voltará à normalidade num prazo de 4 meses a 1 ano.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?