metropoles.com

Pagamento de Zambelli a hacker motivou operação da PF

Além da deputada, os assessores de Zambelli e o hacker Delgatti também são alvo da operação. Delgatti foi preso preventivamente em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Hacker urnas Imagem colorida do hacker Walter Delgatti Neto e deputada Carla Zambelli - Metrópoles Alexandre de Moraes
1 de 1 Hacker urnas Imagem colorida do hacker Walter Delgatti Neto e deputada Carla Zambelli - Metrópoles Alexandre de Moraes - Foto: Reprodução/Redes sociais

Pagamentos feitos pela deputada federal Carla Zambelli (PL) se tornaram motivo para a a Operação 3FA, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (2/8). A operação mira Zambelli e Walter Delgatti, conhecido como o “hacker da Vaza Jato”, que foi preso preventivamente em São Paulo.

Os assessores da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que também são alvo dos mandados, teriam pedido ao hacker da Vaza Jato Walter Delgatti Neto para que ele fraudasse as urnas eletrônicas e invadisse as contas de e-mail do ministro do Supremo Alexandre de Moraes. Apesar das afirmações de Delgatti em depoimento à PF, Zambelli sempre negou ter feito o pedido. As informações são da colunista Malu Gaspar, de O Globo.

Diversos parlamentares se pronunciaram sobre o assunto nas redes sociais.

0

Zambelli é investigada pela contratação do hacker Delgatti, com o objetivo de fraudar as urnas eletrônicas e inserir no sistema do Conselho Nacional de Justiça um mandado de prisão contra o ministro do Supremo Alexandre de Moraes.

Eles são alvo de inquérito comandado pelo próprio Moraes e, de acordo com a Polícia Federal, os crimes aconteceram em 4 e 6 de janeiro deste ano. A medida vem após afirmações do próprio Delgatti, em depoimento à PF, sobre o assunto.

Nas datas, foram inseridos no sistema do CNJ e de outros tribunais brasileiros 11 alvarás de soltura de presos e um mandado de prisão falso contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Segundo as investigações, a invasão ocorreu “com a utilização de credenciais falsas obtidas de forma ilícita”. Isso configuraria crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?