metropoles.com

Padilha sobre reunião de Lula e Lira: “Não tem clima que gere tensão”

Em reunião com o presidente da Câmara, Lula bancou as funções de sua equipe política e Padilha seguirá articulando com o Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida ministro Padilha coletiva após reunião com Lula - metrópoles
1 de 1 imagem colorida ministro Padilha coletiva após reunião com Lula - metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

Após as trocas de farpas entre a Câmara dos Deputados e o governo federal no início da semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, em reunião com Arthur Lira (PP-AL) nesta sexta-feira (9/2), os papéis de sua equipe política na articulação entre Executivo e Legislativo.

Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha negou qualquer conflito entre os Poderes. “Não existe qualquer tipo de clima que gere tensão, muito pelo contrário”, afirmou no começo desta tarde.

Segundo Padilha, o chefe do Planalto bancou as funções dos ministros e não designará outro membro do governo, como Rui Costa (Casa Civil), para fazer a ponte com o presidente da Câmara.

“O presidente, no diálogo, reafirmou o papel do Ministério das Relações Institucionais e do trio de líderes no Congresso, reafirmou a confiança e diretriz”, afirmou o ministro da pasta.

Líder do governo na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) acompanhou Padilha na saída e reiterou uma reunião “muito proveitosa” entre Lula e Lira. “O ambiente político é muito favorável para votar as matérias, inclusive os vetos”, disse.

Na segunda-feira (5/2), durante a abertura do ano Legislativo, Lira subiu o tom ao falar que o orçamento “é de todos e todas, brasileiros e brasileiras. Não é nem pode ser de autoria do Executivo, muito menos de uma burocracia técnica”.

O presidente da Câmara disse não aceitar reclamações pela crítica, pois “quanto mais intervenções o Congresso fizer ao orçamento, mais o Brasil será ouvido”.

Lula e Lira: café da manhã para lavar roupa suja

Lira, presidente da Câmara dos Deputados, foi convidado por Lula para um café da manhã no Palácio da Alvorada. Ambos conversaram sobre a relação entre o Congresso Nacional e o governo federal, que foi marcada por tensões em 2023.

A agenda demonstra uma tentativa do presidente Lula de criar um canal mais direto de diálogo com a Câmara dos Deputados. Durante o encontro, no entanto, Lula teria reforçado a importância de seus líderes políticos: Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Jaques Wagner (líder do Governo no Senado), José Guimarães (líder do Governo na Câmara) e Randolfe Rodrigues (líder do Governo no Congresso).

Os detalhes do encontro foram informados por Padilha durante coletiva de imprensa. O ministro afirmou que a reunião entre o presidente e Lira foi “muito positiva”.

“O presidente no diálogo reafirmou o papel do ministro das Relações Institucionais e do trio de líderes no Congresso, reafirmou a confiança e diretriz”, afirmou. Nos bastidores, a atuação de Padilha junto ao Congresso tem sido criticada por parlamentares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?