metropoles.com

Pacheco lê requerimento para criar CPI da Braskem na próxima semana

Informação foi confirmada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que propôs a comissão para investigar a empresa Braskem

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Renan Calheiros - Metrópoles
1 de 1 Renan Calheiros - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeu a ler na próxima semana o requerimento para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem.

“Lido o requerimento, o passo seguinte para iniciar os trabalhos é a indicação dos integrantes pelos líderes partidários”, esclareceu o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que propôs a comissão.

Para a instalação de uma CPI, é necessário que um terço dos membros da Casa assinem o requerimento. No caso do Senado, 27 parlamentares. Até o momento, 45 senadores concordaram com a abertura da comissão.

Com a leitura do requerimento em plenário, a CPI é criada e os líderes partidários indicam os membros que vão compor o colegiado.

Entenda

As atividades de mineração de sal-gema feitas pela Braskem em Maceió provocaram afundamento do solo, tremores e rachaduras em parte da capital alagoana. Mais de 15 mil imóveis foram atingidos e 60 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

Os imóveis condenados estavam em cinco bairros da capital de Alagoas: Pinheiro, Bom Parto, Mutange, Bebedouro e Farol. O afundamento do solo abriu rachaduras em ruas, prédios e casas.

Metrópoles fez uma reportagem especial sobre o caso, publicada em maio de 2021, assinada por Raphael Veleda e Igo Estrela. Na época, as vítimas da tragédia utilizaram muito a palavra “afundamento” como metáfora para o que estavam vivendo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?