Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Sicário de Vorcaro: oposição cobra explicações sobre tentativa de suicídio

Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como Sicário, teria atentado contra a própria vida dentro do presídio onde estava detido

05/03/2026 11:32, atualizado 05/03/2026 11:52
Arte Gabriel Lucas/Metrópoles
Sicário, Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, espião de Vorcaro, tem morte encefálica em Belo Horizonte arte metrópoles 1

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL-PB), informou, nesta quinta-feira (5/3), que protocolou um requerimento pedindo informações e oficiou o diretor-geral da Polícia Federal (PF) para que sejam prestados esclarecimentos sobre a tentativa de suicídio do “ex-espião” do banqueiro Daniel Vorcaro, Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como “Sicário” (foto em destaque).

“Uma morte sob custódia do Estado não é um fato trivial. É um acontecimento gravíssimo que exige transparência total, responsabilidade e respostas rápidas à sociedade brasileira. Não aceitaremos silêncio, omissões ou versões superficiais diante de um caso que levanta questionamentos legítimos e profundos”, declarou o parlamentar.

No ofício, o deputado pede acesso integral às informações sobre o ocorrido, incluindo relatório detalhado do fato, registros de monitoramento do local, identificação dos responsáveis pela custódia e procedimentos adotados antes e após a morte.

Segundo as autoridades, ele teria atentado contra a própria vida na Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais (MG), enquanto estava sob custódia.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

As autoridades informaram que o custodiado chegou a ser socorrido por policiais federais que estavam no local no momento da ocorrência. Ele foi submetido a procedimentos de reanimação e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital João XXIII, no centro de Belo Horizonte. Fontes da PF confirmaram à coluna da Mirelle Pinheiro que ele teve morte encefálica.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Luiz Phillipi era um dos alvos da Operação Compliance Zero, que mira o esquema fraudulento do Banco Master, sob acusação de envolvimento e ligação a Vorcaro.

A Polícia Federal informou que será aberto procedimento apuratório para esclarecer as circunstâncias do fato.