metropoles.com

Operação identifica fraude por adição de amido em requeijão

Equipes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) analisaram amostras de requeijão retiradas e 66 estabelecimentos, em nove estados

atualizado

Compartilhar notícia

Winston Gambatto/Getty Images
requeijão queijo com pão
1 de 1 requeijão queijo com pão - Foto: Winston Gambatto/Getty Images

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma operação de coleta de amostras de requeijão para identificar fraudes. A equipe de fiscalização encontrou adição de amido não sinalizada aos consumidores.

A operação coletou 180 amostras em 66 estabelecimentos nacionais sob Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual ou Distrital (SIE/SID) e Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Os produtos foram recolhidos em nove estados: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Enquanto uma amostra foi descartada por estar fora do prazo de validade, nove tinham presença de amido.

Os fabricantes tiveram os produtos apreendidos cautelarmente e foram autuados pelos fiscais, em processo administrativo específico. “A fraude por adição de amido em requeijão é caracterizada como fraude econômica, ou seja, não correspondia com o que estava declarado no rótulo do produto”, informa o ministério.

De acordo com as normas de qualidade do produto, seria necessário explicitar que se trata de uma mistura de requeijão com amido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?