metropoles.com

Operação da PF desmantela invasões em terras indígenas do Pará

Trabalho faz parte de uma operação contra invasão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Polícia Federal
Imagem colorida mostra policiais durante operação contra invasão de terras indígenas no Pará
1 de 1 Imagem colorida mostra policiais durante operação contra invasão de terras indígenas no Pará - Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão na Vila Sudoeste, zona rural de São Félix do Xingu, Pará. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (10/11) e faz parte de uma operação contra invasão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá – ambas localizadas na Amazônia paraense e ocupadas pelos povos Xikrin e Mebêngôkre Kayapó.

Os agentes prenderam preventivamente o presidente de uma associação que organizava a ocupação ilegal. Ele é investigado pela tomada e exploração econômica de Trincheira Bacajá. Para manter os invasores no local, o suspeito prometeu a regularização da área e os induziu a descumprir a ordem judicial de saída.

O superintendente da PF no Pará, José Roberto Peres, explicou que o grupo até mesmo cobrava no território honorários de serviços de advocacia. “É importante ressaltar que muitos desses são vítimas de estelionatários, que dividem e roteiam espaços dentro da terra indígena“, frisou.

Os policiais cumpriram mandados contra a companheira do líder do grupo, além do professor e do diretor/supervisor educacional de uma escola de ensino fundamental irregular no local.

A ação agora será centrada na evacuação das terras, segundo Nilton Tubino, coordenador da operação. “Havendo o esvaziamento, a gente deve começar a fazer a inutilização dessas áreas para que não haja retorno nem de gado nem de pessoas para dentro da terra indígena”, detalhou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?