metropoles.com

ONS: apagão pode ser sido causado por desempenho ruim perto de linha desligada

Desligamento da linha Quixadá – Fortaleza II, de subsidiária da Eletrobras, causou apagão em 25 estados e no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Torre com a logo do ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico no SIA em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Torre com a logo do ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico no SIA em Brasília - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou, nesta sexta-feira (25/8), análises preliminares sobre o apagão que atingiu todo o país em 15 de agosto.

De acordo com o orgão, o desligamento da linha de transmissão Quixadá – Fortaleza II, evento zero do incidente, ocorreu após serem encontrados “sinais de que as fontes de geração próximas a esta linha de transmissão não apresentaram o desempenho esperado no que diz respeito ao controle de tensão”.

“A linha de investigação mais consistente aponta esse desempenho abaixo do esperado como um segundo evento que desencadeou todo o processo de desligamentos que aconteceram em seguida”, relatou o ONS.

As informações foram repassadas pelo ONS na primeira reunião para elaborar o Relatório de Análise de Perturbação (RAP) referente ao apagão.

“O ONS reforça que dada a complexidade do evento, permanece aprofundando as análises”, informou. A próxima reunião será feita em 1º de setembro.

A equipe técnica do ONS tenta reproduzir, em ambiente de simulação, o que ocorreu em campo. “Somente com as informações recebidas dos agentes após a ocorrência, foi possível reproduzir, no ambiente de simulação, a perturbação do dia 15 de agosto. A partir dessas novas informações, o ONS realizou uma análise minuciosa da sequência de eventos e testou múltiplos cenários, que apresentaram sinais de que o desempenho dos equipamentos informado pelos agentes ao ONS antes da ocorrência é diferente do desempenho apresentado em campo”, informou o orgão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?