metropoles.com

PF abre inquérito para investigar causas de apagão no país

A investigação seguirá em sigilo e vai apurar os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
foto colorida de redes elétricas
1 de 1 foto colorida de redes elétricas - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Após solicitação do ministro da Justiça, Flávio Dino, a Polícia Federal instaurou inquérito nesta terça-feira (22/8) para investigar as causas do apagão de energia elétrica que atingiu 25 estados e o Distrito Federal, na última terça (15/8). A investigação seguirá em sigilo e vai apurar os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública.

O trabalho ficará a cargo da Diretoria de Inteligência Policial da PF (DIP), em Brasília. Na última semana, Dino afirmou que se trata de um cenário atípico, e considerou a falha como “de grande porte”, destacando que as possibilidades de crime ainda estão em aberto.

“Há uma atipicidade, porque o sistema trabalha com redundância. Houve, portanto, uma falha de grande porte. Há crimes que poderiam ser dolosos, há crimes culposos e há a possibilidade de uma mera falha técnica, um acaso”, afirmou Dino.

Relembre caso

A falta de energia causou transtornos em todas as regiões do país, com a paralisação do transporte público, a suspensão de aulas e o desligamento de semáforos. Foram seis horas de apagão.

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou que o apagão afetou 25 estados e o Distrito Federal. Apenas o estado de Roraima não foi afetado pela falta de energia, porque não está no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?