Onda de frio: Metrô e igrejas de SP vão abrigar população de rua

De acordo com o governo do estado, serão oferecidas 3 mil vagas de acolhimento; haverá doação de cobertores e agasalhos

atualizado 31/07/2021 12:38

Pedestres se protegem do frio e da chuva, na Avenida Paulista, região central de São Paulo, nesta terça-feira (29-6) (5)Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – A linha Pedro II, da linha 3-Vermelha do Metrô, igrejas católicas e sinagogas judaicas vão acolher a população de rua nas próximas noites, em razão da onda de frio que atinge a capital paulista.

O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira (28/7). Serão oferecidas 3 mil vagas de acolhimento, de acordo com o governo. Na estação Pedro II, por exemplo, serão disponibilizadas 400 vagas, todas para homens.

O programa, intitulado Noites Solidárias, é fruto de uma parceria entre o governo estadual e a Prefeitura de São Paulo.

O acolhimento será feito a partir das 20h e seguirá até às 8h até o próximo dia 31. Nos locais, serão disponibilizados colchões, cobertores térmicos, meias novas, agasalhos novos e alimentação quente.

A iniciativa privada doou 83 mil cobertores térmicos, os setores do comércio, em especial da região do Brás, doaram 2300 agasalhos e a indústria de confecção doou 23 mil meias.

O padre Júlio Lancelotti, que esteve presente no anúncio, agradeceu a abertura da estação de metrô e fez um apelo para que a população ajude como puder.

“Cada um leve um pequeno kit de sobrevivência, leve um agasalho, leve uma bebida quente, e se você encontrar uma pessoa em situação de rua, entregue a ele uma bebida quente, algum vestiário. As pessoas que mais perecem são aqueles que estão sozinhos pelas ruas, que nos saibamos chamar o 156”, disse.

0

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou ainda a criação de 340 vagas de acolhimento em dois clubes, sendo 200 no Clube Esportivo Tietê, e 140 no Clube Pelezão.

De acordo com Nunes, haverá ônibus gratuitos partindo do Terminal Princesa Isabel, da Praça da Sé, do Páteo do Colégio e da estação Portuguesa-Tietê para estes clubes.

 

 

Últimas notícias