metropoles.com

Óleo misterioso polui praias em 46 cidades de 8 estados no Nordeste

Petróleo cru de um tipo que o Brasil não produz tem chegado às praias e atingido animais marinhos e aves desde 2 de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/WhatsApp
BoaViagem
1 de 1 BoaViagem - Foto: Reprodução/WhatsApp

Banhistas, pescadores e moradores de regiões litorâneas do Nordeste têm sido surpreendidos desde o início de setembro por manchas de óleo que sujam a água do mar, a areia das praias e afetam a fauna marinha. O óleo atingiu o litoral de oito estados nordestinos – até agora, só não há registros na Bahia. Ao todo, foram atingidas 46 cidades e, nelas, pelo menos 99 praias.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), foram encontrados pelo menos 9 animais atingidos pelo óleo nas localidades – oito tartarugas marinhas e uma ave conhecida como bobo-pequeno. Desses animais, pelo menos 7 morreram devido à ingestão do produto.

As primeiras manchas de óleo foram vistas em cidades de Pernambuco no dia 2 de setembro. Desde então, a lista de locais atingidos aumenta todos os dias.

Reprodução/WhatsApp

Órgãos ambientais federais e dos estados atingidos têm buscado a origem da poluição há quase um mês, sem sucesso. Até o início da semana, as análises preliminares indicavam que o óleo era um derivado de petróleo. Na última quarta-feira (25/09/2019), porém, o Ibama informou que os últimos testes feitos pela Marinha e pela Petrobras indicaram que o óleo é petróleo cru.

Além de ser petróleo não processado, o óleo é de um tipo que não é produzido no Brasil, ainda segundo o Ibama. O órgão informou que está colocando em prática ações, junto ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Marinha e Petrobras, “com o objetivo de investigar as causas e responsabilidades do despejo, no meio ambiente, do petróleo cru”.

A investigação aponta ainda que o óleo que atinge todas as localidades parece ter a mesma origem. O Ibama não comentou possíveis suspeitas, mas órgãos ambientais estaduais têm apontado para a possibilidade de um navio ter liberado o produto em alto-mar e as correntes marinhas estarem espalhando a poluição.

Drones ao mar
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará, estado com 20 municípios atingidos pelo óleo, informou nesta quarta-feira (25/09/2019) que vai utilizar helicóptero e drones para procurar em alto-mar a origem do material.

O Ibama informou que terá a ajuda da Petrobras para limpar as praias. Nos próximos dias, segundo o Ibama, a empresa colocará à disposição uma equipe de 100 pessoas. O cronograma de atuação não foi informado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?