São Paulo – O estado de São Paulo tem o menor número de pacientes internados por Covid-19 desde 2 de abril de 2020, início da pandemia no Brasil. Até o último sábado (23/10), havia 1.677 pessoas internadas em UTIs e 1.832 em enfermarias.
A taxa de ocupação de UTIs é de 27,5% no estado e de 36,3% na região metropolitana de São Paulo. No pico da segunda onda da pandemia, houve 31 mil pessoas em leitos de enfermaria e UTI.
Além disso, quatro hospitais estaduais de referência para Covid-19 não receberam novos casos da doença há pelo menos uma semana. O Hospital Estadual de Américo Brasiliense, em Araraquara, e o Hospital de Bauru não possuem internados por Covid desde 13 de outubro.

Hospital de Campanha Pedro Dell'Antonia, em Santo André, em julho de 2021.Fábio Vieira/Metrópoles

Em 30 de setembro, governo de São Paulo fechou o último hospital de campanha do estado.Fábio Vieira/Metrópoles

No pico da segunda onda, em março, São Paulo chegou a ter 31 mil pessoas internadas em UTIs por Covid-19. Fábio Vieira/Metrópoles

Número de internações e óbitos vem caindo a cada semana, ao mesmo tempo em que vacinação avança.Fábio Vieira/Metrópoles

Estado de São Paulo tem mais de 60% da população com esquema vacinal completo.Fábio Vieira/Metrópoles
O Hospital Regional de Itanhaém está há 10 dias sem receber pacientes com o coronavírus, e não tem nenhum internado com a doença atualmente. Já no Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, não conta com novos pacientes com a doença há três semanas.