metropoles.com

Número de atrasados para tomar segunda dose dobrou, diz Fiocruz

14 milhões de pessoas não retornaram aos postos para segunda aplicação contra a Covid-19. Taxa de atraso é de quase 28% no país

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Vacinação contra Covid-19 no Rio de Janeiro
1 de 1 Vacinação contra Covid-19 no Rio de Janeiro - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A segunda edição do Boletim VigiVac, divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Bahia nesta quinta-feira (4/11), aponta que mais de 14 milhões de pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada no país.

Este número é o dobro do registrado na primeira publicação do documento, em 28/9, quando 7 milhões de brasileiros ainda não haviam retornado aos postos pelo menos 15 dias após a data estipulada. A taxa de atraso pulou de 11% para quase 28%.

Os dados do boletim foram atualizados em 25/10. Em torno de 50% dos atrasos são superiores a 30 dias e cerca de 14%, maiores que 90 dias. A instituição considera o aumento “preocupante”, pois a proteção contra formas graves da doença só é de fato efetiva após a administração da dosagem correta. Com exceção da vacina da Janssen, os outros fármacos são aplicados em duas doses.

0

O imunizante com maior taxa de atrasados é o da AstraZeneca, com 47,81%. Em seguida, aparecem Coranavac (34,05%) e Pfizer (18,14%). Alguns dos motivos assinalados pela Fiocruz para o atual panorama são atraso no registro e no envio dos dados para a base do Ministério da Saúde, de onde são obtidos os índices estampados no Painel de Atraso de Segunda Dose de Vacina, e a disseminação de informações falsas sobre o processo de vacinação, como a eficácia dos imunizantes.

A sobrecarga das equipes de gestão, vigilância e atenção à saúde e a falta de planejamento e organização dos governos locais também são fatores levados em consideração, segundo a Fiocruz Bahia. Os especialistas ressaltam a importância da adoção de estratégias para reverter o cenário.

“É importante adotar estratégias para aumentar a adesão ao esquema vacinal completo, uma vez que os estudos sobre efetividade de vacinação têm demonstrado que a proteção contra infecção, hospitalização e morte é significativamente maior no grupo com esquema vacinal completo quando comparado com o grupo com apenas uma dose da vacina. Também foi mostrado que a proteção contra as novas variantes do SARS-CoV-2 é mais efetiva somente após duas doses da vacina”, garantem os cientistas.

O painel da Fiocruz indica que São Paulo é o estado com mais pessoas atrasadas para tomar a segunda dose – 2.195.759 cidadãos. O estado é seguido por Minas Gerais, com 1.750.662 pessoas, e Rio de Janeiro, com 1.619.401 indivíduos. Os dados utilizados são do Ministério da Saúde.

Na capital fluminense, 345 mil cariocas não voltaram aos postos para a segunda aplicação, conforme o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou ao Metrópoles. Uma das estratégias adotadas pelo Executivo municipal foi a aplicação de imunizantes nas estações do BRT, por exemplo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações