No Congresso, Rosa Weber diz que vê harmonia entre Poderes fortalecida

Início do ano Legislativo ocorre em sessão solene no Congresso. Representantes dos Poderes Executivo e Judiciário participam da cerimônia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
cerimônia de posse da ministra Rosa Weber para a Presidência do STF
1 de 1 cerimônia de posse da ministra Rosa Weber para a Presidência do STF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta quinta-feira (2/2), que o ataque “ignóbil” às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro, passou longe do intuito de enfraquecer a República, a democracia e a Constituição Federal.

Durante a abertura do ano Legislativo no Congresso Nacional, Weber ressaltou que o “vilipêndio às instalações dos três pilares da democracia brasileira, longe de enfraquecer nossa democracia constitucional, veio conferir maior intensidade ao convívio necessariamente harmonioso entre os Poderes que compõem o Estado brasileiro”.

Para Weber, a participação do Poder Judiciário na cerimônia “reveste-se de especial significado e fortalece a interação sadia e harmônica entre os Poderes”.

Cerimônia

Além dos deputados e senadores, representantes dos Poderes Executivo e Judiciário também participam da cerimônia.

Pelo rito tradicional, após a abertura dos trabalhos legislativos, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anuncia a leitura de uma mensagem enviada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desta vez, ao contrário dos anos anteriores, a mensagem do Executivo foi entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e lida em Plenário pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, Rogério Carvalho (PT-SE), eleito ao cargo nesta quinta.

Após depredação

Os trabalhos do Poder Legislativo voltam do recesso depois dos ataques violentos e vândalos promovidos por golpistas em 8 de janeiro. Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristas ocuparam a Esplanada dos Ministério, em protesto contra a vitória de Lula nas eleições de 2022.

Segundo a Câmara dos Deputados e Senado Federal, a estimativa dos danos causados aos prédios localizados ficou em torno de R$ 6,5 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?