metropoles.com

Nísia sobre Covid: Saúde não pode “incorrer em erro de não coordenar”

No dia que Brasil atinge 700 mil mortos pela doença, ministra Nísia Trindade lamentou as perdas e prometeu que “memória não morrerá”

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem colorida da ministra da Saúde, nísia trindade-ministério da saúde-Fiesp-SP-1
1 de 1 Imagem colorida da ministra da Saúde, nísia trindade-ministério da saúde-Fiesp-SP-1 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A ministra da Saúde Nísia Trindade se pronunciou, nesta terça-feira (28/3), sobre o Brasil ter alcançado 700 mil mortos por Covid-19. De acordo com a titular da pasta, o ministério não pode mais “incorrer em erro de não coordenar, de não cuidar” da população.

“Temos que olhar para o passado mas, ao mesmo tempo, afirmar que o Ministério da Saúde não pode mais incorrer em erro de não coordenar, de não cuidar, de não tratar”, reforçou Nísia. O Brasil atingiu a triste marca pouco mais de três anos depois do registro do primeiro caso da doença no país.

São 700.329 mortes provocadas pelo coronavírus, de acordo com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Apenas os Estados Unidos têm mais registros em todo o mundo, superando 1,1 milhão de óbitos.

“Quero terminar dizendo que também me sinto parte das pessoas que perderam pessoas queridas. Não estamos distantes, não falamos de um outro mundo”, continuou a ministra. Nísia afirmou que, junto à sociedade civil e ao legislativo, “trilharemos esse caminho de respiração e de preparação para que novas tragédias não aconteçam”.

A ministra também aproveitou a oportunidade para incentivar a população a aderir o Movimento Nacional de Vacinação, com foco na aplicação de doses de reforço contra a Covid-19. Grupos prioritários como idosos acima de 60 anos, imunocomprometidos a partir de 12 anos, trabalhadores de saúde e gestante ou puérperas já estão elegíveis para se vacinar

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?