metropoles.com

“Ninguém interfere”, diz Bolsonaro sobre punições nas Forças Armadas

O presidente Jair Bolsonaro realiza sua live semanal pelas redes sociais nesta quinta-feira (3/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
bolsonaro1
1 de 1 bolsonaro1 - Foto: Reprodução/YouTube

Sem citar o nome do general Eduardo Pazuello, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou em sua live nas redes sociais nesta quinta-feira (3/6) sobre o sistema de punições nas Forças Armadas e garantiu que “ninguém interfere”. O presidente tem sido apontado como autor da ordem para o comando do Exército não ter punido o ex-ministro da Saúde.

Bolsonaro realiza a live desta quinta ao lado do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e disse: “A punição existe nas Forças Armadas. Ninguém interfere, e a disciplina só existe porque nosso Código Disciplinar é bastante rígido”. Depois, Bolsonaro contou uma história de quando resolveu não acusar um soldado de transgressão quando era tenente e outra sobre quando ele mesmo foi punido e preso por insubordinação.

Veja:

Caso Pazuello

No último dia 23 de maio, no Rio de Janeiro, Pazuello subiu em um carro de som ao lado de Bolsonaro. O presidente discursou e chamou o general para saudar o público. Pazuello tirou a máscara para fazer isso.

Foi instaurado, então, um processo administrativo contra o general, uma vez que o Estatuto dos Militares e o Regulamento Disciplinar do Exército proíbem que militares da ativa participem de atos políticos.

O vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), militar da reserva, foi uma das vozes que defenderam punição para “evitar a anarquia” nas Forças Armadas. O comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, porém, decidiu arquivar o procedimento administrativo após ouvir a versão do general. Segundo ele, não houve prática de transgressão militar.

Veja a íntegra da live do presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (3/6):

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?