metropoles.com

Nikolas diz estar em “posição de sacrifício” e que cassação “beira a infantilidade”

Deputado federal Nikolas Ferreira fez discurso transfóbico na tribuna da Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Redes sociais/Reprodução
nikolas ferreira vídeo transfobia
1 de 1 nikolas ferreira vídeo transfobia - Foto: Redes sociais/Reprodução

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais na noite desta quinta-feira (9/3) para se pronunciar depois do discurso com falas transfóbicas que fez na Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher. No vídeo, o parlamentar reafirmou o posicionamento e disse que está “em uma posição de sacrifício”.

Nikolas mostra imagens de mulheres trans atletas para falar sobre possíveis diferenças entre elas e mulheres cis que competem na mesma categoria. Em diferentes momentos, ele se refere a mulheres trans como “homens que se sentem mulheres” e usa pronomes masculinos.

O parlamentar se tornou alvo de pedidos de cassação do mandato, aos quais ele afirma que “beiram a infantilidade”. “Eu estou em uma posição de sacrifício, de levar pancada de todos os lados para que isso não chegue, por exemplo, na sua filha”, argumentou.

Veja o vídeo:

Entenda o caso

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) subiu à tribuna do plenário da Câmara dos Deputados para fazer um discurso transfóbico em pleno Dia Internacional da Mulher. Transfobia é um crime com pena prevista de até três anos de reclusão.

Na ocasião, o deputado utilizou-se de uma peruca para dizer que “se sente mulher”. “Me sinto mulher, deputada Nicole, e tenho algo muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo o seu espaço para homens que se sentem mulheres”, disse.

“E para terem ideia do perigo de tudo isso, estão querendo colocar uma imposição de uma realidade que não é uma realidade. Eu posso ir para a cadeia caso seja condenado por transfobia, porque eu, no Dia Internacional das Mulheres, há dois anos, parabenizei as ‘mulheres XX’. Ou você concorda com o que estão dizendo ou, caso contrário, você é um transfóbico, um preconceituoso”, prosseguiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações