metropoles.com

Não é Não: Câmara aprova PL que coíbe violência contra mulheres em bar

Protocolo “Não é Não” tem como objetivo prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em shows, boates e bares

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida de deputados federais reunidos durante sessão na Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de deputados federais reunidos durante sessão na Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (6/12), o projeto de lei que cria o Protocolo Não é Não, que tem como intuito prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em bares, shows, boates e outros ambientes onde há venda de bebidas alcoólicas. A proposta segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto é de autoria da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). A proposta não prevê a adoção do protocolo em eventos de natureza religiosa, como cultos e procissões.

A matéria tinha sido aprovada pela Câmara em agosto, foi enviada para o Senado Federal, onde houve modificações, e agora voltou para análise dos deputados.

A proposta estabelece que o estabelecimento deverá ter ao menos uma pessoa qualificada para atender ao protocolo, além de apresentar informações claras sobre a norma e os telefones da Polícia Militar e da Central de Atendimento à Mulher, o Disque 180.

O texto delimita ainda o que seria o constrangimento e a violência que serão tratados pelo Protocolo Não é Não.

Entenda: o constrangimento é definido como qualquer insistência, física ou verbal, sofrida pela mulher depois de se posicionar contra a proposta do agressor. Neste caso, os estabelecimentos devem adotar todas as medidas que entenderem necessárias para garantir a integridade física e psicológica da vítima.

Além disso, a violência é caracterizada pelo uso da força, resultando em lesão, morte ou dano psicológico. Neste caso, os responsáveis pelo local deverá afastar o agressor da vítima, acionar a PM, auxiliar na identificação de possíveis testemunhas e isolar o local do crime.

A Câmara dos Deputados tem analisado uma série de propostas em comemoração ao “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra Mulheres”, celebrado nesta quarta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?