Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

MP denuncia homem que matou e escondeu corpo da namorada em SC

Joviana Evelyn Iankovski, de 19 anos, foi morta por asfixia após manifestar intenção de terminar o relacionamento, segundo a denúncia

27/08/2026 14:50, atualizado 27/08/2026 14:51
Reprodução/Redes sociais
Joviana Evelyn Iankovski, de 19 anos, encontrada morta dentro da casa do namorado - Metrópoles

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou um homem acusado de matar a namorada de 19 anos e esconder o corpo dentro de casa por três dias. O crime ocorreu em Sangão, no sul do estado, e o acusado responde por feminicídio qualificado e ocultação de cadáver.

A denúncia foi apresentada na última segunda-feira (24/8) pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaguaruna, após a conclusão das investigações da Polícia Civil.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Segundo o MPSC, o crime ocorreu na madrugada de 7 de agosto, depois que o casal voltou de uma confraternização estudantil em Criciúma. Os dois estavam juntos havia poucos meses e, conforme a investigação, tinham um relacionamento marcado por términos e reconciliações.

De acordo com a denúncia apresentada pela promotoria, Joviana Evelyn Iankovski teria sido atacada depois de dizer que pretendia terminar o relacionamento. O homem teria aplicado um golpe conhecido como “mata-leão” por trás, provocando a morte da jovem por asfixia.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Para o Ministério Público, o crime ocorreu em um contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher e foi motivado por menosprezo à condição feminina.

Jovem tentou resistir

A investigação aponta que Joviana tentou se defender durante a agressão. Laudos periciais identificaram lesões compatíveis com tentativas de retirar a pressão exercida sobre o pescoço.

Os exames também apontaram outros ferimentos provocados enquanto a jovem ainda estava viva.

Corpo ficou escondido por três dias

Após a morte, o acusado teria mantido o corpo de Joviana escondido dentro da própria residência por três dias. O cadáver só foi encontrado na manhã de 10 de agosto, durante buscas realizadas por policiais militares após familiares registrarem o desaparecimento da jovem.

O corpo estava enrolado em cobertores e escondido dentro de um quarto que permanecia trancado.

Ainda segundo a denúncia, o homem teria tentado evitar que a família percebesse o que havia acontecido. Para isso, ele teria usado o celular da vítima para enviar mensagens à mãe dela, dando a entender que Joviana estava bem e seguia sua rotina normalmente.

“Infelizmente mais um feminicídio brutal ocorrido em nossa região. Joviana era uma jovem com tantos sonhos, que naquela mesma semana ingressou na faculdade, um objetivo muito almejado, segundo a família, mas que foi assassinada pelo seu próprio namorado, que dizia amá-la”, afirmou a promotora Raísa Carvalho Simões Rollin.

Ela também lamentou que o crime tenha ocorrido durante o Agosto Lilás, campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Acusado pode ir a júri

O MPSC denunciou o homem por feminicídio qualificado e ocultação de cadáver. O Ministério Público sustenta que o assassinato foi cometido por razões relacionadas à condição feminina da vítima, com uso de asfixia e de recurso que dificultou sua defesa.

A promotoria também pediu que o acusado seja levado a julgamento pelo Tribunal do Júri e solicitou a fixação de uma indenização mínima de R$ 100 mil à família de Joviana pelos danos provocados pelo crime.

O homem está preso preventivamente. Agora, o MPSC aguarda a análise da denúncia pela Justiça.