Motta autoriza suplente de Zambelli a demitir servidores do gabinete

Em ato da mesa, presidente diz que Missionário José Olímpio pode mudar quadro do gabinete da deputada, que enfrenta processo de cassação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Deputada Federal Carla Zambelli Metrópoles
1 de 1 Deputada Federal Carla Zambelli Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), autorizou o suplente da deputada Carla Zambelli (PL-SP), Missionário José Olímpio (PL-SP), a fazer mudanças de pessoal no gabinete deixado pela parlamentar, que segue presa na Itália.

Em ato da mesa diretora da Casa, Motta diz que concedeu a autorização “em caráter excepcional”, diante da “necessidade de reestruturação de equipe de apoio indispensável ao adequado desempenho das funções legislativas”.

A Câmara proíbe que suplentes façam alterações no quadro de funcionários dos gabinetes herdados pelos titulares. Olímpio está na Câmara desde março deste ano, quando assumiu a suplência de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e, depois, de Zambelli.

Condenação e pedido de cassação

Zambelli, que estava foragida da Justiça desde que deixou o Brasil, em maio, foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) junto ao hacker Walter Delgatti. Os ministros também determinaram que ela perca o mandato. No entanto, a decisão precisa ser oficializada pela Câmara.

O presidente da Câmara encaminhou a cassação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a relatoria ficou a cargo do deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR). Depois de passar pela CCJ, o parecer de Garcia deverá ser votado pelo plenário da Câmara para tornar a perda de mandato definitiva.

Mais cedo, a comissão comandada por Paulo Azi (União Brasil-BA), ouviu o depoimento de Delgatti. Zambelli participou da sessão de forma remota, em uma prisão italiana. Visivelmente abalada, a deputada chorou durante falas de aliados e questinou a sanidade do hacker, que reforçou ter invadido o sistema da Justiça a pedido da deputada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?