Chuvas em PE deixam quatro mortos; vítimas são duas mães e os filhos

Segundo a Defesa Civil, o estado já registra 422 pessoas desabrigadas e 1.068 desalojadas. Mortes ocorreram nas cidades de Recife e Olinda

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/CBMPE
Corpo de Bombeiros resgata pessoas ilhadas no Recife
1 de 1 Corpo de Bombeiros resgata pessoas ilhadas no Recife - Foto: Divulgação/CBMPE

As fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco já somam quatro mortes, registradas nas cidades de Recife e Olinda. Até o momento, a tragédia atingiu duas famílias e causou a morte de duas mães e os filhos.

No bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, as vítimas são Jaqueline Soares da Silva, de 24 anos, e o filho, Riquelmy, de 6 anos. Eles foram encontrados mortos após um soterramento. O pai da criança e a outra filha do casal, uma bebê de 1 ano e 6 meses, ficaram feridos.

Em Passarinho, bairro de Olinda, outra mãe e seu bebê, de 6 meses, que estavam desaparecidos após um deslizamento de barreira, foram encontrados mortos pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CMBPE) após buscas no local. A mulher tinha 20 anos. Os nomes das vítimas não foram divulgados. Além deles, outras cinco pessoas foram atingidas e resgatadas com vida.

As mortes foram confirmadas pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD). “Como mãe, mulher, cidadã e governadora, minha solidariedade às famílias”, disse em publicação nas redes sociais.

Segundo Lyra, até o momento, o Corpo de Bombeiros já resgatou 340 pessoas em meio às ocorrências provocadas pelas chuvas. As equipes, que ainda atuam na região, já atenderam 16 pessoas ilhadas.

Chuvas em PE deixam quatro mortos; vítimas são duas mães e os filhos - destaque galeria
2 imagens
Corpo de Bombeiros resgata pessoas ilhadas no Recife
No bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, duas das vítimas das fortes chuvas são Jaqueline Soares da Silva, de 24 anos, e o filho, Riquelmy, de seis anos
1 de 2

No bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, duas das vítimas das fortes chuvas são Jaqueline Soares da Silva, de 24 anos, e o filho, Riquelmy, de seis anos

Reprodução/ Redes Sociais
Corpo de Bombeiros resgata pessoas ilhadas no Recife
2 de 2

Corpo de Bombeiros resgata pessoas ilhadas no Recife

Divulgação/CBMPE

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as áreas mais afetadas incluem a Região Metropolitana do Recife, a Mata Pernambucana, o Agreste Pernambucano e regiões vizinhas.

De acordo com o último levantamento da Defesa Civil de Pernambuco, o estado registra 422 pessoas desabrigadas e 1.068 desalojadas. O total de feridos é de cinco pessoas, e 11 abrigos estão em funcionamento para atender a população afetada.

Os municípios mais afetados são:

  • Goiana: 146 pessoas desabrigadas (47 famílias) e 994 desalojadas (371 famílias);
  • Olinda: 170 pessoas desabrigadas, cinco feridos e dois óbitos;
  • Timbaúba: 34 pessoas desabrigadas (8 famílias) e 52 desalojadas (17 famílias);
  • Igarassu: 27 pessoas desabrigadas (9 famílias) e sete famílias desalojadas;
  • Paulista: 32 pessoas desabrigadas e 11 desalojadas;
  • Camaragibe: quatro pessoas desabrigadas (1 família) e 11 desalojadas (6 famílias);
  • Limoeiro: nove pessoas desabrigadas (3 famílias);
  • Recife: registra dois óbitos.

A Paraíba também enfrenta chuvas intensas e está em situação de risco. Há alerta laranja (perigo) para parte do estado, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora, ventos intensos, risco de alagamentos, queda de árvores e interrupções de energia. Entre os municípios em alerta estão João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Conde, Mamanguape, Guarabira, Sapé, Rio Tinto, Alhandra, Areia e Bananeiras.

Governo federal se mobiliza

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que acionou órgãos do governo federal para apoiar as cidades afetadas.

Uma equipe da Defesa Civil Nacional foi enviada aos locais atingidos para apoiar as ações de resposta às fortes chuvas. O Ministério da Saúde também se colocou em prontidão, por meio da Força Nacional do SUS.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato com Raquel Lyra e com o prefeito do Recife, Vitor Marques, para orientar sobre as providências necessárias para o reconhecimento sumário da situação de emergência, medida que permitirá ao governo federal agilizar o envio de recursos para ações de socorro e ajuda humanitária.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?