Morre Marcello Lavenère, ex-presidente da OAB, aos 86 anos

O advogado e professor alagoano Marcello Lavenère comandou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 1991 e 1993

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/OAB
Advogado e ex-presidente da OAB Marcello Lavenère
1 de 1 Advogado e ex-presidente da OAB Marcello Lavenère - Foto: Divulgação/OAB

Morreu neste domingo (12/1), aos 86 anos, o professor e advogado alagoano Marcello Lavenère. O advogado presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 1991 e 1993.

Quem era Marcelo Lavenère

  • Lavenère foi o responsável por assinar o pedido que culminou no processo de impeachment contra o então presidente Fernando Collor de Mello.
  • O advogado também presidiu a Comissão de Anistia, vinculada ao Ministério da Justiça, encarregada de promover a reparação a vítimas da ditadura militar.
  • Além disso, foi professor de direito na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o falecimento em suas redes sociais. “Sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social, Lavenère deixou seu legado na advocacia do Brasil e à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e se dedicou à luta pela reparação às vítimas da ditadura. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Marcello Lavenère”, escreveu o chefe do Executivo.

A OAB decretou luto de sete dias em memória do ex-presidente da instituição. “O sentimento que nos toma é de tristeza. Quem partiu foi um dos imprescindíveis da advocacia. Um homem com alma generosa e solidária. O presidente Marcelo nos deixa ensinamentos de coragem e altivez. Que descanse em paz na eternidade. À família e aos amigos, registro meu sincero pesar”, disse o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?