Morre Armando Guedes Coelho, ex-presidente da Petrobras e da Firjan
Armando Guedes Coelho presidiu a Petrobras durante o governo de José Sarney e depois atuou na iniciativa privada, com destaque para a Firjan
atualizado
Compartilhar notícia

Morreu neste sábado (27/5), no Rio de Janeiro, o empresário Armando Guedes Coelho, presidente da Petrobras no governo José Sarney (MDB). Ele também presidiu o Conselho Empresarial de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O velório e a cremação devem acontecer neste domingo (28/5), no Cemitério do Caju.
A morte foi lamentada por Jean Paul Prates, atual presidente da Petrobras, em publicação feita no Twitter.
Armando Guedes Coelho nasceu em Goiás e iniciou sua carreira na Petrobras em 1964, como servidor público concursado. Em 1985, assumiu a presidência da Petrobras Comercio Internacional S.A (Interbras).
Em 1986, passou a presiddir a Petrobras Distribuidora (BR). A presidência da Petrobras de fato veio em 1987, no terceiro ano de mandato de Sarney. Ele permaneceu no cargo até 1989.
Após deixar a estatal, atuou na iniciativa privada com a presidência da Fábrica Carioca de Catalisadores e divisão de petroquímica da Companhia Suzano de Papel e Celulose.
Foi presidente do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da Firjan e, em 2012, se tornou presidente emérito da Federação.