metropoles.com

Moraes determina que PF tome depoimento de Bolsonaro sobre atos de 8/1

Ministro Alexandre de Moraes determinou que Bolsonaro seja ouvido no inquérito que investiga os autores intelectuais dos ataques de 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Material Exclusivo/Metrópoles
Imagem colorida de Bolsonaro em Orlando
1 de 1 Imagem colorida de Bolsonaro em Orlando - Foto: Material Exclusivo/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal tome o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O despacho foi publicado nesta sexta-feira (14/4).

O depoimento será feito no âmbito do inquérito que investiga os autores intelectuais dos ataque aos prédios dos Três Poderes da República em 8 de janeiro.

“Determino à Polícia Federal que proceda a oitiva de Jair Messias Bolsonaro, no prazo máximo de 10 (dez) dias, devendo a PGR (Procuradoria-Geral da República) ser previamente avisada do dia agendado para, se entender necessário, acompanhar a oitiva”, escreveu Moraes.

O pedido para que Bolsonaro fosse ouvido partiu da PGR. Em 13 de janeiro, o órgão afirmou nos autos que entendia ser importante ouvir o ex-presidente, mas que no momento isso não era possível porque ele se encontrava fora do Brasil.

0

Bolsonaro foi para os Estados Unidos no fim de 2022 e retornou no último dia 30 de março. Com a volta do ex-mandatário, Moraes escreveu que “a oitiva de Jair Messias Bolsonaro, nos termos indicados pelo Ministério Público, é medida indispensável ao completo esclarecimento dos fatos investigados”.

Ações no STF sobre 8 de janeiro

Para separar as ações que avaliam os responsáveis pelo ataque à democracia, o STF abriu sete ações. São elas:

  • Três inquéritos para investigar os deputados Clarissa Tércio (PP), André Fernandes (PL) e Silvia Waiãpi (PL) por incitar os atos;
  •  Três inquéritos para investigar financiadores dos atos antidemocráticos, os executores e os autores intelectuais, ou seja, quem planejou os atos de terrorismo. Neste último, um dos investigados é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL);
  • O processo que investiga as autoridades envolvidas no caso: o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB); o ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres; e o ex-comandante da PMDF Fábio Augusto Vieira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?