metropoles.com

Mondino: Argentina não interferirá em ações judiciais de outro país

A fala da chanceler argentina, Diana Mondino, ocorre após Javier Milei prometer ajudar Elon Musk em processos que responde no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Matias Baglietto/NurPhoto via Getty Images
Chanceler da Argentina, Diana Mondino - Metrópoles
1 de 1 Chanceler da Argentina, Diana Mondino - Metrópoles - Foto: Matias Baglietto/NurPhoto via Getty Images

A ministra de Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, está em Brasília para uma visita oficial com o objetivo de estreitar as relações bilaterais entre os países. Trata-se da primeira viagem da chanceler ao Brasil desde a posse do presidente Javier Milei, em dezembro do ano passado.

Durante uma declaração à imprensa nesta segunda-feira (15/4), a ministra garantiu que o governo argentino não vai interferir em questões judiciais de outros países.

A fala ocorre após o encontro entre Milei e o bilionário Elon Musk, que recentemente travou um embate contra a Suprema Corte brasileira. O presidente argentino prometeu ajudar Musk nos processos que ele responde perante a Justiça brasileira. Milei não detalhou, porém, como pretende fazer isso.

“As questões judiciais são próprias de cada país. O governo argentino jamais vai interferir em processos democráticos ou processos policiais de cada país. Nós somos defensores da liberdade de expressão para todos”, disse a ministra.

Na semana passada, Elon Musk, dono da rede social X, ameaçou descumprir medidas judiciais e reativar perfis derrubados por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Agenda de Mondino

A chanceler argentina se reuniu, na manhã desta segunda (15/4), com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na ocasião, os dois trataram do fortalecimento do Mercosul e da integração regional, e discutiram a ampliação de acordos comerciais.

Mondino também teve agenda com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, na qual foram debatidos temas de interesse em comum. Durante a conversa com a imprensa, a ministra argentina também manifestou o desejo de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Milei possam se encontrar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?