metropoles.com

Ministros de Lula citam “retomada” de relações com Cuba após 6 anos

Presidente Lula viajou a Cuba acompanhado de comitiva ministerial para retomar relações com o países do G77

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto colorida dos ministros de Lula em Cuba - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida dos ministros de Lula em Cuba - Metrópoles - Foto: Reprodução

Os ministros da Saúde, Desenvolvimento Agrário e Ciência e Tecnologia citaram a retomada de relações com o governo de Cuba para o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas. O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, destacou que a gestão brasileira vai buscar um intercâmbio de conhecimentos com o país caribenho.

“Faz seis anos, praticamente (quatro anos de governo Jair Bolsonaro e pouco mais de um ano de Michel Temer), que foram rompidas as relações de intercâmbio entre Brasil e Cuba, e nós estamos retomando o intercâmbio entre Brasil e Cuba, principalmente na agricultura familiar”, afirmou Paulo Teixeira, durante coletiva em Havana, capital cubana, na noite desta sexta-feira (15/9).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também está em Cuba. O petista chegou hoje acompanhado de comitiva ministerial em busca de estreitar relações com os países que vão participar do G77 e a China.

0

O G77 reúne 133 países em desenvolvimento. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha esfriado as relações com essas nações e tentou se aproximar do governo norte-americano, à época comandado por Donald Trump.

O ministro do Desenvolvimento Agrário destacou, ainda, que pretende ampliar a troca de conhecimento entre os dois países. “Eles têm muito conhecimento aqui na agricultura, eles têm muito saber, e nós queremos trocar esse saber. Nós devemos assinar amanhã [16/9] um memorando de entendimento entre o ministro da Agricultura de Cuba e o nosso ministério para estabelecer essas trocas de estabelecimentos”, adiantou.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou que o Brasil vai trabalhar com o governo de Cuba para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos, contanto com as inovações presentes nos diversos campos de conhecimento.

“Nós estamos retomando com o Ministério da Saúde de Cuba para desenvolver produtos de forma conjunta, inovações nos âmbito de vacina, de medicamentos para doenças crônicas, novos medicamentos para gastrite a partir de inovações com base no uso de cana-de-açúcar”, declarou Nísia.

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, também participou da coletiva.

Cúpula do G77

Além de estreitar relações, o governo Lula chega a Cuba para ampliar o debate sobre desenvolvimento econômico e o papel da ciência e da tecnologia nesses países.

Também devem participar do encontro países em desenvolvimento da Ásia, África e América Latina. O bloco surgiu em 1990, com a participação da China.

Depois dos compromissos em Cuba, o presidente Lula segue para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará da assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?