metropoles.com

Ministro Jorge Mussi anuncia aposentadoria antecipada do STJ

Indicação de um novo nome para o STJ deve ficar a cargo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ministro Jorge Mussi usa óculos, terno e toga em sessão - Metrópoles
1 de 1 Ministro Jorge Mussi usa óculos, terno e toga em sessão - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ),  anunciou, nesta terça-feira (13/12), que vai se aposentar de forma antecipada. A indicação de um novo nome deve ficar a cargo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A aposentadoria ocorre antecipadamente, uma vez que o ministro poderia continuar na corte até 2027, quando completaria 75 anos.

O anúncio ocorreu, nesta terça-feira (13/12), na última sessão de 2022 da 5ª Turma do tribunal. Durante a despedida, o magistrado destacou que, na segunda-feira (12/12), completou 15 anos de atuação no STJ.

“Acho que é hora de retornar a Santa Catarina, à minha cidade [Florianópolis]”, afirmou. Durante a sessão, Mussi ainda disse que deve continuar trabalhando, prestando serviços de assessoria jurídica.

Confira a transmissão da sessão da 5ª Turma:

O STJ é composta por 33 ministros, que são nomeados pelo Presidente da República. Os nomes indicados pelo chefe do executivo devem ser aprovados pelo Senado Federal.

Decisões polêmicas

Natural de Florianópolis (SC), o magistrado passou pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e, em dezembro de 2007, começou a integrar o STJ.

A carreira, porém, não deixou de ser atravessada por polêmicas. Em outubro de 2022, Mussi negou a concessão de habeas corpus (HC) a um homem de 31 anos acusado de furtar uma calça de moletom avaliada em R$ 90.

O ministro também negou um HC para que uma mulher interrompesse a gestação de gêmeos siameses, com diversas malformações e sem chance de vida. Apesar de não haver previsão legal para o caso, o pedido se amparava na possibilidade de aborto por anencefalia. O magistrado discordou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?