metropoles.com

Ministro de Minas e Energia fará pronunciamento na TV nesta segunda

Bento Albuquerque deve negar a possibilidade de um racionamento de energia, apesar da crise hídrica

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque
1 de 1 Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque - Foto: Alan Santos/PR

Diante da pior crise hídrica dos últimos 91 anos, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fará um pronunciamento na noite desta segunda-feira (28/6) em cadeia de rádio e televisão. A fala do ministro deve durar cerca de quatro minutos.

Albuquerque deve negar a possibilidade de um racionamento de energia. O ministro também deve tentar tranquilizar a população sobre as possibilidades de apagões e explicar o que será feito para evitar esse cenário.

A seca nas principais bacias hidrográficas que abastecem o país preocupa cada vez mais a população, por causa do baixo volume de chuvas na região dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por 70% da geração de energia no Brasil.

Para continuar gerando energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está sendo obrigado a acionar as usinas termelétricas. Essa fonte, porém, é mais cara e poluente, o que eleva o custo da tarifa de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciará nesta terça-feira (29/6) o reajuste das tarifas das bandeiras.

Para resolver o problema, o governo quer fazer um leilão para colocar mais usinas térmicas no sistema e também negocia a inauguração de usinas de geração de energia.

Compartilhar notícia