metropoles.com

Ministra de Lula é criticada após dizer que eSports é entretenimento

Em entrevista, Ana Moser declarou que “eSports não é considerado esporte” e a modalidade faz parte da indústria do entretenimento

atualizado

Compartilhar notícia

José Cruz/Agência Brasil
Foto colorida de Ana Moser, ministra do Esporte do terceiro governo Lula
1 de 1 Foto colorida de Ana Moser, ministra do Esporte do terceiro governo Lula - Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ministra do Esporte, Ana Moser, foi alvo de críticas de políticos e pessoas ligadas ao eSports após afirmar que a modalidade não deve ser considerada esporte. A ex-jogadora de volêi considera os esportes eletrônicos como um produto da indústria do entretenimento.

“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. ‘Ah, mas o pessoal treina para fazer’. Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música.”, afirmou a ex-atleta em entrevista ao UOL.

O apresentador do Pipocando Rolandinho declarou que a modalidade de eSports é uma modalidade inclusiva e transformadora apreciada no mundo inteiro.

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) chamou a ministra de desatualizada e afirmou que os esportes eletrônicos atraem um grande prestígio para o Brasil.

Confira outros posicionamentos:

https://twitter.com/SaudenaRotina/status/1612914253270228999

Alguns internautas declararam que a prática de esportes tradicionais em comparação com a do eSports são distintas em relação à estrutura e à origem do financiamento.

A prática de esportes como futebol, vôlei e natação são beneficiados por incentivos governamentais como o bolsa atleta e a prática de eSports é financiada por desenvolvedores de jogos eletrônicos que são responsáveis pela organização de campeonatos e competições similares.

“A questão do esporte eletrônico a nível federal ainda não é uma realidade. Não tenho essa intenção (de investir). No meu entendimento, não é esporte. A gente lutou, no ano passado, eu na minha vida pregressa, a frente da Atletas pelo Brasil, a gente fez uma ação muito forte junto ao Legislativo para o texto da Lei Geral (do esporte) não ser aberto o suficiente para poder ter o encaixe dos esportes eletrônicos”, declarou a ministra sobre o financiamento de esportes eletrônicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?