metropoles.com

Ministério da Saúde distribui 9,1 milhões de doses de vacina nesta quinta

Além da entrega nesta quinta-feira, está previsto o envio de outras 2 milhões de doses no fim de semana

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação na Unieuro, em Águas Claras
1 de 1 Vacinação na Unieuro, em Águas Claras - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Saúde enviará, nesta semana, aos estados brasileiros e ao Distrito Federal cerca de 11 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Esta é a maior quantidade distribuída, de uma única vez, desde o início da campanha nacional de imunização.

Segundo a pasta, será enviada para todo o Brasil, nesta quinta-feira (1º/4), uma remessa de 9.128.000 de doses – 8,4 milhões da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, e 728 mil da AstraZeneca/Oxford, fabricadas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, está prevista a chegada, no próximo sábado (3/4), de 2,1 milhões de unidades da AstraZeneca, totalizando mais de 11 milhões.

As doses serão destinadas para trabalhadores da saúde e para idosos de 65 a 79 anos, de acordo com o informe da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Também foi adiantada a vacinação de parte dos profissionais da força de segurança e salvamento e das Forças Armadas, categorias que atuam na linha de frente de combate à pandemia.

Parte dos imunizantes também será destinada à aplicação da segunda dose em trabalhadores da saúde e idosos entre 70 e 79 anos.

Nesta quarta-feira (31/3), em reunião extraordinária da diretoria colegiada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu aprovar o uso emergencial da vacina da Janssen. A fórmula da Johnson & Johnson apresenta eficácia de 85% contra casos graves nos ensaios clínicos e é a única desenvolvida até aqui que é aplicada em uma só dose.

No começo do mês de março, o Ministério da Saúde publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), avisos de dispensa de licitação para aquisição de 38 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19. Os imunizantes devem ser entregues até dezembro de 2021.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?