metropoles.com

Ministério da Saúde diminui em 58% fornecimento de BCG para estados

Pasta recomendou que todos os estados racionem o imunizante contra tuberculose pelos próximos sete meses

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Bebê negro tomando vacina
1 de 1 Bebê negro tomando vacina - Foto: iStock

O Ministério da Saúde diminuiu em 58,3% o fornecimento da BCG, uma das primeiras vacinas que o recém-nascido recebe, para todos os estados do Brasil. Segundo a pasta, a redução é devido à “tramitação do processo de aquisição” e o racionamento deve se manter pelos próximos sete meses.

De janeiro a março de 2022 foram distribuídas, em média, 1,2 milhão de doses por mês e, a partir de abril, o quantitativo médio para distribuição passou a ser 500 mil por mês.

A BCG, imunizante contra a tuberculose, precisa ser aplicada, de preferência, nas primeiras 12 horas após o nascimento. Ou seja, o melhor é que seja ainda na maternidade. Na rotina dos serviços, a vacina é disponibilizada para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias ainda não vacinadas.

0

“Essa readequação se refere à tramitação do processo de aquisição, que envolve a compra propriamente, o desembaraço alfandegário e autorização pela Anvisa para a entrada do produto no país, o qual, posteriormente, é enviado para análise do controle de qualidade do INCQS antes de ser distribuído para as salas de vacina”, diz nota do ministério enviada à reportagem.

O órgão ainda destacou que conta com a cooperação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para realizar os processos de compra junto aos laboratórios internacionais.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?