metropoles.com

Ministério da Justiça muda classificação indicativa de novela da Globo

“Por Amor” passa a ser recomendada para maiores de 12 anos por apresentar conteúdo de drogas, violência e sexo

atualizado

Compartilhar notícia

TV Globo/Reprodução
por amor – regina duarte e gabriela duarte
1 de 1 por amor – regina duarte e gabriela duarte - Foto: TV Globo/Reprodução

Maior audiência da última década no Vale a Pena Ver de Novo, da TV Globo, a novela “Por Amor”, de Manoel Carlos, foi considerada imprópria para menores de 12 anos – a decisão é do Ministério da Justiça. Nesta terça-feira (16/07/2019), a trama perdeu a classificação indicativa livre.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira. A Coordenação de Classificação Indicativa considerou que a novela exibe cenas de atos violentos, consumo de droga lícita, lesão corporal, apelo e insinuação sexual, nudez velada e preconceito.

“Devido à relevância do conteúdo de drogas, bem como a apresentação de conteúdo sexual e temas relativos à violência, mesmo sopesando-se os agravantes e atenuantes apresentados ao longo da obra, ainda assim constatou-se que a classificação de ‘Livre’ já não se apresenta cabível para a obra em comento”, destaca o despacho.

Com o argumento, o órgão decidiu “determinar a revisão da classificação da novela ‘Por Amor’ para ‘não recomendado para menores de 12 (doze) anos'”. A TV Globo tem a obrigação de divulgar a nova indicação etária de público no prazo de cinco dias e sempre quando houver a exibição da obra.

Originalmente exibida em 1997, às 20h, contou com estrelas como Regina Duarte, Antonio Fagundes, Gabriela Duarte, Fábio Assunção, Susana Vieira, Vivianne Pasmanter, Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis.

0

Na novela, Gabriela Duarte interpreta Maria Eduarda — a mimada primogênita de Helena, papel de Regina Duarte, que está criando o irmão como filho após a troca de bebês feita pela mãe.

O sucesso da história levou a Globo a exibi-la novamente na TV aberta e em canais por assinatura em 2002, 2010, 2012 e 2017. A obra de Manoel Carlos foi exportada para mais de 60 países, sendo considerada uma das produções mais bem-sucedidas da emissora no mercado internacional.

O Metrópoles entrou em contato com a TV Globo para se posicionar a respeito da decisão, mas até a última atualização desta reportagem a emissora não comentou o caso. O espaço continua aberto a manifestações.

Veja o documento que reclassificou a novela:

Reprodução/DOU

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?