metropoles.com

Minha Casa, Minha Vida reduz desconto para imóveis usados

O objetivo do programa Minha Casa, Minha Vida é justamente incentivar a compra de imóveis usados, para redistribuição de habitação no país

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Carvalho/Gov SP
Foto colorida mostra unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida Lula imóveis - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida Lula imóveis - Metrópoles - Foto: Alexandre Carvalho/Gov SP

O governo federal reduzirá para 50% o desconto do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para imóveis usados no programa Minha Casa Minha Vida. A medida deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta segunda-feira (2/10), e vigora em 60 dias.

O argumento é que o sistema atual privilegia a compra de imóveis usados em vez de novos, e que a produção de novas unidades promove empregabilidade.

Apesar da proposta, os impactos da portaria devem ficar para o ano que vem, e é vista pelo governo como uma forma de reduzir o déficit habitacional no Brasil, que possui 11,4 milhões de imóveis desocupados e 203 milhões de habitantes no país, de acordo com dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os imóveis novos possuem um desconto integral e, a depender da renda, o valor pode chegar a R$ 55 mil de abatimento no valor do contrato.

Minha Casa, Minha vida

O programa foi criado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), durante o segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Inicialmente, se limitada a aquisição de imóveis novos. O Casa Verde e Amarela foi lançado em 2020 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tendo sido uma modificação do já criado Minha Casa, Minha Vida de Lula, que permitiu a inclusão de imóveis usados na alçada do programa. A alteração tinha um limite de 70% do subsídio.

O orçamento do FGTS para o Minha Casa, Minha Vida é de R$ 85,6 milhões neste ano. Do total, 75% já foram emprestados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?