metropoles.com

Militar flagrado dando água a golpistas discutiu com vândalo; veja vídeo

Novas imagens divulgadas pelo GSI mostram o momento em que militar discute com golpista e impede novos atos de vandalismo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto colorida do momento em que militar discute com bolsonaristas no Planalto - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do momento em que militar discute com bolsonaristas no Planalto - Metrópoles - Foto: Reprodução

As imagens do sistema de segurança do Palácio do Planalto mostram o momento em que o capitão do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira, flagrado em outros vídeos dando água a golpistas, discute com outros deles e impede novos atos de vandalismo.

O militar trabalhava no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e, anteriormente, fazia parte da comitiva de viagens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do então vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos).

Confira:

Em outras imagens é possível ver o momento em que o capitão do Exército oferece água para os manifestantes que invadiram e vandalizaram a sede do Executivo no dia 8 de janeiro. O militar entra em uma sala e, em seguida, entrega as garrafas.

Veja:

 

Pereira é formado pela Academia Militar de Agulhas Negras e foi nomeado para compor a equipe do GSI em 2020. Entretanto, após os atos de vandalismos de bolsonaristas, o militar foi afastado do cargo pelo então ministro do gabinete, o general Gonçalves Dias.

Divulgação das imagens

Na quarta-feira (19/4), a CNN publicou imagens do sistema de segurança em que mostram o general Gonçalves Dias dentro das dependências do Planalto no dia 8 de janeiro. Após a divulgação dos vídeos, o militar deixou o cargo.

Com a repercussão negativa, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na última sexta-feira (21/4) a quebra de sigilo das imagens realizadas pelo sistema de segurança do Planalto.

Em respeito à ordem, o GSI disponibilizou o acesso à íntegra das imagens do dia 8 de janeiro, que equivale a mais de 200 horas de gravação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?