Microexplosão causada por ciclone provocou estragos no oeste de SC

Segundo a Epagri, fenômeno tem relação com um ciclone extratropical. Árvores foram derrubadas e milhares de pessoas ficaram sem energia

atualizado 26/11/2021 20:42

Prefeitura de Xanxerê/Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) descartou nesta sexta-feira (26/11) a passagem de um tornado pelo oeste de Santa Catarina. De acordo com o órgão, os estragos registrados nessa quinta-feira (25/11) em Xanxerê e Xaxim foram causados por outro fenômeno, conhecido como microexplosão, que tem relação com o ciclone extratropical que atingiu a região. Árvores foram derrubadas e milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica após as chuvas.

De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, apesar da força de destruição ser parecida com a de um tornado, algumas características diferenciam um fenômeno do outro.

“Pelas análises, seria uma microexplosão. As características mostram que não houve retorsão, os ventos ficaram em torno de 90 km/h, na mesma direção, assim como estragos que também cairam só de um lado. Isso mostra que não havia nenhuma assinatura de tornado”, pontua.

Leia a matéria na íntegra no NSC Total, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias