Mercado de biometano estima R$ 8,5 em investimentos até 2029

Depois de ganhar destaque na COP 30, expectativa é que o “combustível do futuro” se fortaleça e tenha produção dobrada

atualizado

Compartilhar notícia

Oferecimento:
Oferecimento: Ambipar
Foto: Getty Images
biogás
1 de 1 biogás - Foto: Foto: Getty Images

O Brasil sabidamente possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Os investimentos históricos em geração hidrelétrica agora também contam com uma forte geração – ainda em expansão – de fontes como a eólica e a solar.

Um entrave na transição energética, no entanto, é a dependência de combustíveis fósseis, ainda longe de ser considerada uma matriz limpa. No entanto, o mercado vislumbra uma possibilidade de transição com o biometano. “É o combustível do futuro”, atesta Pedro Maranhão, presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).

De acordo com o executivo, os aportes previstos e assegurados para a produção de biometano em solo brasileiro serão um divisor de águas. Os cálculos da associação é de que até o final de 2026 a atual produção irá dobrar e a construção de novas usinas até meados de 2029 representarão investimentos na casa dos R$ 8,5 bilhões.

O biometano é um biocombustível, feito a partir do processamento de biogás gerado pelo processo de decomposição dos rejeitos de aterros sanitários. A estimativa da Abrema é de que a produção atual gira em torno de 600 mil m³/dia, o que equivale a 250 mil carros abastecidos a cada 15 dias.

“Esse é um mercado que vai crescer bem. Com o fortalecimento do programa de encerramento de lixão no Brasil gera-se um aumento de volume do aterro. Com 500 ton/dia se gira uma usina de biometano”, explica Maranhão

Ainda segundo ele, o grande ponto de pauta é a geração de biometano ser considerada como reciclagem no país.

“Na COP 30, o que fizemos foi a tradução do espírito do evento, reunindo prefeitos, ministérios, empresários e firmando o compromisso das prefeituras de um lado em renovar frota de veículos para rodar com biometano e do outro os empresários de investirem. As regiões metropolitanas já tem gasodutos, caminhões para transporte. Já temos diagnóstico demais, agora é fazer acontecer”, pontuou.

Dentre as iniciativas que a própria Abrema vem dando condução está a inserção dos processos de transformação de resíduos em energia dentro do cálculo da reciclagem no Brasil, batizado de reciclagem bio-energértica. Após passar a contabilizar os catadores informais dentro do Panorama de Resíduos Sólidos, o salto de percentual reciclado foi 3% para 8%.

E com a entrada da parte de geração de energia/combustível, ultrapassou-se os 20% “Estamos trazendo academia para a discussão, governo, organismos multilaterais, empresas e tudo o mais, para debater a sério como ampliar essa questão da geração de energia a partir de resíduos”, disse ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?