“O que importa quem é Chico Mendes”, diz ministro do Meio Ambiente

Nesta segunda-feira (11), Ricardo Salles contou no programa Roda Viva que desconhece a história da Amazônia e do líder Chico Mendes.

atualizado 12/02/2019 13:22

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que não conhece a história de Chico Mendes e pouco sabe sobre a Amazônia. As declarações foram dadas na noite dessa segunda-feira (11/2).

“Eu não conheço o Chico Mendes, escuto histórias de todos os lados. Dos ambientalistas mais ligados à esquerda, que o enaltecem. E das pessoas do agro que dizem que ele não era isso que contam. Dizem que usava os seringueiros pra se beneficiar”, afirmou o ministro. Salles afirmou também que Chico Mendes é uma personalidade “irrelevante”.

Com a fala, o  apresentador Ricardo Lessa lembrou que o líder seringueiro foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como personagem importante para o meio ambiente. Foi então que Salles disse: “O que importa quem é Chico Mendes agora?”.

O depoimento do ministro do Meio Ambiente gerou repercussão nas redes, entrando para os Trending Topics do Twitter Brasil na manhã desta terça-feira.

Sobre o desastre em Brumadinho, o ministro disse que se sensibilizou com a “tragédia humana”, mas que, “dizer que isso [Brumadinho] mudou nossa percepção de como as coisas devem ser feitas é um pouco diferente”.

A respeito das investigações, Salles afirmou que é preciso respeitar o prazo de maturação dessas análises, e que isso não é de maior ou menor respeito às vítimas. Segundo o ministro, deve haver um “acordo negociado” com as empresas que comentem crimes ambientes.

Últimas notícias