metropoles.com

Nível de água do Cantareira sobe pelo quinto dia seguido

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo , os reservatórios que compõem o manancial operam com 48,9% da capacidade

atualizado

Compartilhar notícia

Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas
Cantareira crise hidrica
1 de 1 Cantareira crise hidrica - Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

 

O nível do Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da capital paulista e da Grande São Paulo, voltou a subir neste sábado (20/2) e registrou a quinta alta consecutiva, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

De acordo com a Sabesp, os reservatórios que compõem o Cantareira operam com 48,9% da capacidade, em comparação com 48,8% na sexta-feira (19/2). Esses porcentuais, tradicionalmente divulgados pela companhia, consideram a reserva profunda como se fosse volume útil do sistema.

Segundo o índice que calcula a reserva profunda como volume negativo, o nível do manancial avançou 0,1 ponto porcentual e passou de 19,5% para 19,6%.

A última queda do nível do Cantareira foi no dia 22 de outubro, quando o volume de água represada desceu de 15,7% para 15,6%.

Outros mananciais
O Rio Claro ficou estável, seguindo em 82,9%. Por sua vez, o Alto Tietê subiu 0,3 ponto porcentual e foi a 30,7%, considerado o volume morto adicionado no fim de 2014. Já o Rio Grande recuou 0,2 ponto porcentual e opera agora com 88,8% da capacidade

Responsável por socorrer o Cantareira durante a crise da água, o Guarapiranga registrou no sábado mais uma perda de volume. O reservatório localizado na zona sul de São Paulo caiu 0,6 ponto porcentual e está agora com 83,8%.

Outro sistema que teve queda do nível foi o Alto Cotia, que oscilou de 100,5% para 100,2%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?