metropoles.com

Antártica tem temperatura acima de 20ºC pela 1ª vez na história

Descoberta de projeto brasileiro ligado à Universidade Federal de Viçosa foi revelada pelo jornal britânico The Guardian

atualizado

Compartilhar notícia

Ozge Elif Kizil/Anadolu Agency/Getty Images
Geleiras Antártica
1 de 1 Geleiras Antártica - Foto: Ozge Elif Kizil/Anadolu Agency/Getty Images

Cientistas brasileiros registraram, no último dia 9 de fevereiro, temperatura de 20.7ºC na Antártica, a mais alta já constatada na região. A informação foi revelada pelo jornal britânico The Guardian. O indicador – de praticamente um grau Celsius a mais do que o recorde anterior, de 19.8º, assinalado em janeiro de 1982, na ilha Signy – foi anotado em medição na ilha Seymour, nas ilhas Shetland.

O registro ainda precisará ser homologado pela Organização Mundial de Meteorologia, mas a descoberta eleva o temor de que os efeitos das mudanças climáticas alterem (talvez irreversivelmente) o equilíbrio no continente – 0 maior repositório de gelo do mundo.

“Estamos vendo tendência de aquecimento em muitos locais que monitoramos, mas nunca tínhamos visto nada como isso”, afirmou ao jornal britânico o professor Carlos Schaefer, que trabalha no projeto TerrAntar, iniciativa da Universidade Federal de Viçosa (MG), onde trabalha o pesquisador, vinculada ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

O TerrAntar monitora impactos da mudança climática no permafrost (camada que passa todo o ano congelada e que cobre 25% da superfície terrestre do Hemisfério Norte) e no solo “normal” de 23 áreas do continente.

Cientistas ouvidos pelo Guardian, que coletam dados a cada três dias de estações de monitoramento remoto, descreveram ao jornal o novo recorde como “incrível e anormal”.

Tendência
O registro dos brasileiros ocorreu três dias após a estação de pesquisa argentina Esperanza, localizada a cerca de 100 km da brasileira, assinalar outro recorde de temperatura, esse especialmente na península continental: 18.3ºC, em 6 de fevereiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?