MEC lança edital para seleção de 3,9 mil professores

O certame faz parte do programa Ciência é 10, especialização destinada aos professores de ciências do segundo ciclo do ensino fundamental

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 27/09/2019 12:04

O Ministério da Educação (MEC) lançou um edital para a seleção de 3,9 mil professores de ciência para alunos do 6º ao 9º ano. As inscrições para o processo seletivo começam na próxima segunda-feira (30/09/2019). O projeto custará R$ 3,5 milhões.

O MEC anunciou o certame nesta sexta-feira (27/09/2019). A seleção faz parte do programa Ciência é 10, especialização destinada a professores de ciências do segundo ciclo do ensino fundamental. Podem participar professores que já lecionam na rede pública.

A estimativa da pasta é de que 400 mil alunos da rede básica de ensino sejam beneficiadas pelas contratações. O programa foi lançado em abril deste ano.

Os professores serão submetidos a um curso de especialização de 480 horas (três semestres), com quatro eixos: vida, ambiente, universo e tecnologia. A Universidade de Brasília (UNB), por exemplo, será contemplada com 220 vagas.

Além do DF, Espírito Santo, Roraima, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina serão beneficiados. Ao todo, 120 municípios serão contemplados.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou do lançamento, que começou com 45 minutos de atraso. Para ele, as contratações melhorarão o desempenho dos estudantes.

“É um primeiro piloto. Se der certo, vamos ampliar para toda a rede nos próximos anos. Ensinar ciência enriquece muito a experiência humana”, destacou. O ministro se retirou em menos de 10 minutos do evento.

O diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), Anderson Correia, que gerencia o programa, comemorou as contratações. “Muita gente sequer sabe que a Capes trabalha educação básica”, ponderou.

Últimas notícias