Mauro Vieira se manifesta sobre ONU e polêmica de vistos para os EUA
A uma semana da Assembleia Geral da ONU, o governo dos EUA ainda analisa a concessão do visto a membros da delegação brasileira
atualizado
Compartilhar notícia

O ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira, comentou nesta terça-feira (16/9) a polêmica envolvendo a concessão de vistos para autoridades brasileiras que vão participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. A uma semana do encontro, o governo norte-americano ainda analisa a autorização a membros da delegação brasileira.
Questionado se a demora na emissão dos vistos vai gerar um impasse para a participação brasilera no evento, Vieira minimizou a questão.
“Não [vai gerar problema], de forma alguma. Inclusive, já foram liberados alguns [vistos] e os Estados Unidos, na condição de país sede da ONU, tem, pelo compromisso no acordo de sede, o compromisso de conceder esses vistos”, ressaltou o ministro.
Os Estados Unidos mantêm um acordo com a ONU que obriga o país a conceder vistos aos membros de delegações que vão participar de atividades da organização.
Na segunda-feira (15/9), o Itamaraty informou que o governo americano sinalizou que os vistos pendentes estão em fase de processamento. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, teve a autorização para entrar no país aprovada.
Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse não ter certeza se vai viajar aos EUA. Ele afirmou que não está preocupado com o impasse envolvendo o visto.
“Tô nem aí. Só fica preocupado com isso quem quer ir para os EUA. Eu não quero ir para os EUA. Só fica preocupado com isso quem quer sair do Brasil ou quem quer ir para lá para fazer lobby de traição da pátria, como alguns estão fazendo”, afirmou.
