Massa de ar polar chega com temperaturas abaixo de zero e neve no sul

Frio vai se intensificar a partir desta quarta nas regiões sul e sudeste do país. Em SC, temperatura mínima pode chegar a -12ºC

atualizado 27/07/2021 23:24

Santa Catarina Inverno FrioMycchel Legnaghi/MetSul Meteorologia

São Paulo – O intervalo entre a noite desta quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29) promete registrar temperaturas abaixo de zero em várias cidades na região sul do país e, segundo a MetSul Meteorologia, com a “possibilidade de ser o evento de neve com maior abrangência geográfica desde 2013”.

De acordo com a previsão de MetSul, as mínimas no período mencionado podem chegar a -12ºC em alguns pontos de Santa Catarina

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apresenta leituras semelhantes. A massa de ar frio de origem polar deve derrubar as temperaturas pelo país a partir desta quarta e se estender até o fim de semana.

0

Em Urupema, cidade na serra catarinense, o Inmet prevê a mínima nesta quarta de -6ºC e na quinta, de -7ºC.

Mas, segundo o INMET, em certas regiões de Urupema a temperatura poderá chegar a -8ºC. 

Há poucas semanas, Urupema bateu o recorde de temperatura mais baixa já verificada no Brasil, com -8,2ºC na parte mais elevada da cidade.

Heráclio Alves de Araújo, meteorologista do Inmet, explicou ao Metrópoles que já havia uma massa de ar frio no sul do país, mas na retaguarda desta frente fria vem a massa de ar frio, de origem polar, um ar frio e seco.

“Isso ocasiona este declínio nas temperaturas, na medida em que a frente vai avançando, essa massa de ar frio vai avançando também. Hoje a noite ela já começa a ter o declínio de temperatura em todos os estados da região Sul, também em Mato Grosso do sul e do Mato Grosso, e a partir de amanhã, já começa se estender para o Sudeste, grande parte do Centro Oeste e chegando até o estado de Rondônia, Acre e o Sul do Amazonas”, explica.

O meteorologista disse que esta é a terceira grande frente fria do ano, e se destaca por ter mais dias com temperaturas baixas, com uma maior região atingida.

“Entre quarta e sexta vai ter vários locais na região Sul e Sudeste com temperaturas abaixo de zero, as máximas não devem ultrapassar os 15 graus na região Sul do país, e com mínimas variando entre 6 e 8 abaixo de zero, principalmente naquelas regiões de relevo mais elevado, e não se descartam alguns pontos isolados até um pouco mais baixas”, afirma.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro deve ter mínima de 12ºC nesta quarta (28/7) e quinta (29/7). A temperatura cai ainda mais na sexta-feira (30/7), quando a capital deve chegar a 7ºC de mínima.

São Paulo

Na cidade de São Paulo, os termômetros têm mínima de 9ºC nesta quarta, e na quinta (29/7) caem ainda mais, com mínima de 3ºC, de acordo com o Inmet.

Segundo a MetSul Meteorologia, a “mínima de sexta-feira na capital paulista pode ficar entre as mais baixas dos últimos 25 a 30 anos para julho e qualquer mês do inverno”. A temperatura mínima pode ficar entre 3ºC a 5ºC no Mirante do Santana.

Goiás

Goiânia deve ter mínima de 9ºC nesta quinta-feira (29/7), de acordo com o Inmet. Já na sexta-feira (30/7) deve haver o pico do frio na cidade, com a previsão de mínima de 6ºC.

Últimas notícias