Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Maria Laura da Rocha se torna 1ª mulher secretária-geral do Itamaraty

Em homenagem a Maria Laura da Rocha, mulheres diplomatas foram à cerimônia, no Itamarty, com roupas na cor lilás

04/01/2023 21:57, atualizado 04/01/2023 22:12
Compartilhar notícia
Itamaraty/Reprodução
maura laura da rocha itamaraty

A diplomata Maria Laura da Rocha assumiu o comando da secretaria-geral do Ministério de Relações Exteriores em cerimônia nesta quarta-feira (4/1). Ela é a primeira mulher a ocupar o posto. Em homenagem ao momento histórico, diplomatas foram à cerimônia, no Palácio do Itamaraty, com roupas na cor lilás (adotada pelas sufragistas inglesas, em 1908, na mobilização pelo direito ao voto).

“Vamos cuidar para que o Itamaraty seja um ator engajado, em parceria com outros órgãos e com a sociedade civil, para ampliar o número de mulheres, negras e negros, pessoas menos favorecidas e candidatos de todas as regiões do país recrutados para as nossas carreiras”, afirmou em seu discurso.

Maria Laura da Rocha se torna 1ª mulher secretária-geral do Itamaraty - destaque galeria
3 imagens
Ela é a primeira mulher a assumir o cargo
Diplomatas brasileiras vestiram lilás para a posse da 1ª mulher a ocupar o cargo de secretária-geral do Itamaraty
Maria Laura da Rocha se tornou a primeira secretária-geral das Relações Exteriores ao tomar posse nesta quarta-feira (4/1)
1 de 3

Maria Laura da Rocha se tornou a primeira secretária-geral das Relações Exteriores ao tomar posse nesta quarta-feira (4/1)

Itamaraty/Reprodução
Ela é a primeira mulher a assumir o cargo
2 de 3

Ela é a primeira mulher a assumir o cargo

Itamaraty/Reprodução
Diplomatas brasileiras vestiram lilás para a posse da 1ª mulher a ocupar o cargo de secretária-geral do Itamaraty
3 de 3

Diplomatas brasileiras vestiram lilás para a posse da 1ª mulher a ocupar o cargo de secretária-geral do Itamaraty

Redes sociais/Divulgação
Rocha anunciou a intenção de recriar o Comitê de Raça e Gênero, extinto durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

“É um primeiro passo importante para que essas questões se tornem realmente transversais no governo, para que o Itamaraty, instituição pioneira na ação afirmativa para ampliar a representação regional e para apoiar as brasileiras e brasileiros negras e negros no ingresso na carreira, continue na vanguarda dessa causa”, disse.

O novo chanceler, Mauro Vieira, também esteve na cerimônia. O chefe do Itamaraty elogiou a nova secretária-geral e ressaltou que a escolha de Rocha é simbólica.

“Diplomata completa, de longa e variada carreira e impecáveis credenciais, ela possui vasta experiência na Secretaria de Estado, na Esplanada dos Ministérios, em postos bilaterais e multilaterais no exterior”, afirmou.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters