metropoles.com

Marco Polo Del Nero articula manobra na CBF para manter seus aliados no poder

Dirigente é investigado por corrupção e pode ser banido pela Fifa

atualizado

Compartilhar notícia

Marco Polo Del Nero s
1 de 1 Marco Polo Del Nero s - Foto: null

Marco Polo Del Nero licenciou-se da presidência da CBF, mas mantém o poder de articulação na entidade. Nesta sexta-feira (4/12), ele foi o mentor da escolha do presidente da Federação Paraense, Antônio Carlos Nunes de Lima, para substituir José Maria Marin em uma das vice-presidências da CBF. A eleição será no próximo dia 16 e a opção por Nunes tem o objetivo de barrar a possibilidade de Delfim Peixoto, vice-presidente mais velho da confederação, chegar ao poder.

A manobra é simples: Nunes tem 77 anos e se tornará o vice mais velho, pois Delfim, presidente da Federação Catarinense e vice pela Região Sul, tem 74. Assim, o raciocínio foi de que, caso Del Nero sofra forte punição do Comitê de Ética da Fifa e tenha de deixar a CBF, o que automaticamente anularia a sua decisão de nomear Marcus Vicente o presidente interino durante sua licença, o aliado Nunes assumiria o comando.

Eleição
A convocação para a eleição do substituto de Marin – em prisão domiciliar em Nova York, ele deixou o cargo vago por mais de 180 dias – foi o primeiro ato efetivo do presidente interino, Marcus Antônio Vicente (Del Nero licenciou-se por 150 dias, para cuidar de sua defesa perante o Comitê de Ética da Fifa e a Justiça norte-americana, que o acusa de vários crimes). Mas pode acabar em uma batalha judicial.

Del Nero, investigado na Fifa entre outros temas por suspeita de compra de votos, pode ser suspenso temporariamente. A expectativa é de que a Comissão de Ética, que nesta sexta-feira suspendeu por 90 dias o paraguaio Juan Angel Napout e o hondurenho Alfredo Hawit (foram presos na última quinta) se pronuncie sobre o brasileiro nesta segunda ou terça.

Se a suspensão temporária ocorrer, seu ato indicando Vicente permanecerá válido e, por consequência, a assembleia do próximo dia 16, com votos dos 27 presidentes de federações e dos 40 clubes da séries A e B do Campeonato Brasileiro, que elegerá Nunes – presidente da Federação Paraense desde 1998 e coronel da reserva da Polícia Militar. Aí, pelo raciocínio de Del Nero e de seus pares, Delfim estaria neutralizado.

Caso Del Nero seja banido pela Fifa, perderá automaticamente o cargo na CBF e todos os atos são invalidados. “Se ele (Del Nero) for punido pelo comitê da Fifa, cessam todos os seus direitos, inclusive o de indicar alguém”, considerou Pedro Trengrouse, coordenador acadêmico do curso Fifa/FGV em Gestão, Marketing e Direito no Esporte. “Se não tem poder de presidente, não tem poder de indicar”.

Suspensão
Delfim prefere não se pronunciar. Mas pessoas próximas a ele dizem que recorrerá à Justiça tão logo o Comitê de Ética se pronuncie, seja pela suspensão temporária ou pela definitiva de Del Nero. “Todo mundo está vendo a jogada por trás disso e a Justiça também vai perceber”, disse um dirigente alinhado com o catarinense.

Entre os aliados de Del Nero, que nesta sexta-feira estiveram na sede da CBF para reuniões e almoço de fim de ano, previsivelmente ninguém admitiu a manobra. “Não somos eleitores de cabresto”, disse Francisco Cezário de Oliveira, presidente da federação do Mato Grosso do Sul.

Mas, depois, Cezário deixou escapar que a ideia é que o poder do futebol brasileiro siga nas mesmas mãos. “Eu entendo que a candidatura do Coronel Nunes representa todo o seguimento de um processo nascido numa família que perdura até hoje. A maioria dos presidentes de federação hoje fazem parte de um colégio em que somos a mesma família”.

Questionado sobre se a idade de Nunes tinha sido levada em conta quando sugeriram o nome, Cezário respondeu: “Pode ser um fator que venha a pesar”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?