metropoles.com

Mais Médicos: ministério recebe profissionais formados no exterior para curso

Após capacitação de três semanas, médicos serão direcionados para municípios onde foram alocados para atuar pelo programa Mais Médicos

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida mostra a ministra Nísia Trindade discursando - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra a ministra Nísia Trindade discursando - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, recebeu nesta segunda-feira (14/8) 1.041 profissionais selecionados para o programa Mais Médicos, que iniciam a formação do Módulo de Acolhimento e Avaliação. O evento foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Esta é a primeira capacitação realizada desde o retorno do programa, relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O curso de três semanas é destinado aos médicos inscritos no edital que se formaram em outros países.

0

Depois da capacitação, os profissionais seguem para os municípios onde foram alocados.

Entre estes médicos, 98% são brasileiros formados em medicina no exterior. Destes, 48% são formados na Bolívia, 41% no Paraguai, 3,8% na Argentina, 2,8% na Venezuela e 1,6% na Rússia. Os outros são graduados em países como Cuba, Peru, Uruguai, República Dominicana, Nicarágua, Equador e Colômbia, e irão atuar com o Registro do Ministério da Saúde (RMS).

“Esse programa iniciado há 10 anos retorna hoje com força, a força de vocês médicos que acolheram o nosso chamado”, afirmou Nísia. “São vocês que estão indo para áreas mais remotas, de difícil acesso e vulneráveis. Parabéns a vocês!”

A ministra afirmou que houve, no edital, equilíbrio de gênero com um número um pouco maior de homens inscritos. “Há também um grupo pequeno de médicos e médicas indígenas, esperamos que nos próximos ciclos isso aumente”, pontuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?